Os investimentos do governo em programas de saúde bucal já resultaram numa melhora do acesso ao dentista, mas o número de brasileiros que nunca foram ao dentista permanece alto: 27,9 milhões de pessoas, o equivalente a 15,9% da população.
A informação faz parte da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Saúde 2003, divulgada na quarta-feira, dia 15, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em 1998, última edição da pesquisa, 18,7% dos entrevistados nunca haviam ido ao dentista. Apesar dos esforços feitos nos últimos anos, a disparidade entre ricos e pobres no acesso a serviços de saúde bucal ainda é alta.
Enquanto 31% das pessoas com rendimento mensal familiar de até 1 salário mínimo afirmaram nunca ter feito uma consulta odontológica, essa proporção caiu para 3% entre os que tinham rendimento mensal familiar superior a 20 salários mínimos.
A redução no número de pessoas que nunca haviam ido ao dentista foi maior entre os residentes de áreas rurais, cujo percentual passou de 32% para 28%, e na classe de rendimento mensal familiar até um salário mínimo, que passou de 36% para 31%.
Fonte: Folha Online
São Paulo – SP