O CFO parabeniza os cirurgiões-dentistas e todos os profissionais auxiliares pela participação especial no sorriso de milhões de brasileiros. 25 de outubro é o Dia do Cirurgião-Dentista e da Saúde Bucal.
Se os três últimos anos registraram, por um lado, avanços extraordinários em relação aos investimentos em saúde bucal feitos pelo Estado, sobretudo através do programa Brasil Sorridente, por outro, o país segue apresentando índices assustadores nessa área.
Pesquisa veiculada no programa Fantástico da TV Globo, do dia 22 de outubro, por exemplo, revela que mais de 7 milhões de brasileiros não têm um dente na boca.
Dados como esse apenas confirmam que ainda é gigantesco o desafio de levar cidadania em saúde bucal a todos os brasileiros.
Mais do que isso, reforça a necessidade do CFO continuar sua luta por mais verbas no orçamento federal de 2007 para a saúde bucal. Bem como a luta pela aprovação, no Congresso Nacional, dos projetos de lei do piso salarial para cirurgiões-dentistas e médicos, e do projeto que regulamenta a profissão de técnico em higiene dental e auxiliar de consultório dentário. Além da emenda constitucional 29, que precisa ser aprovada o quanto antes para garantir o percentual mínimo de investimento em saúde por parte de Estados e municípios.
Outro ponto que precisa avançar é a mobilização pela redução da carga tributária, a fim de desonerar o CD profissional liberal. Além da interrupção na abertura de cursos de odontologia, cujo aumento desordenado vem colaborando para a saturação do mercado de trabalho odontológico.
Os desafios não são poucos. Nada, porém, capaz de assustar o Cirurgião-dentista, esse profissional tão acostumado a polinizar sorrisos e auto-estima em homens, mulheres e crianças país afora.
O CFO parabeniza, portanto, a todos os Cirurgiões-Dentistas, mas também aos Técnicos em Prótese Dentária, Auxiliares de Consultório Dentário e Técnicos em Higiene Dental de todo Brasil.
Fonte: Jornal do CFO
Distrito Federal – DF