A Comissão da Odontologia Hospitalar do CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) esteve reunida nessa última segunda-feira, 7. Em pauta estiveram algumas ações para a implantação do Cirurgião-Dentista dentro do complexo hospitalar. “Para garantir saúde a população é preciso uma equipe multidisciplinar. Não adianta só o trabalho do médico. Com a atuação de um Cirurgião-Dentista o trabalho se torna mais eficaz e o resultado melhor”, explica o presidente do Conselho, Francisco Grilo.
A Cirurgiã-Dentista, Regina Raffaele, que faz parte da Comissão implantou o serviço dentro do Exército brasileiro, em Campo Grande. A especialista afirma que uma infecção bucal pode além de alterar resultados dos exames, agravar o quadro clínico do paciente. “A boca é algo muito delicado e que deve receber atenção. Um problema com infecção pode até desencadear algumas patologias como a diabetes”, explica.
A presença de um Cirurgião-Dentista no Hospital ainda vai gerar uma economia. “Com um profissional da odontologia fazendo o acompanhamento do paciente, conseguimos reduzir o tempo de internação em cerca de três dias”, afirma a Cirurgiã-Dentista, Juliana Santiago Setti.
Fonte: www.croms.org.br