O XXI ENATESPO (Encontro Nacional dos Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico), que acontece em Belo Horizonte no período de 28 a 30 de maio, selecionou para apresentação em forma de poster um trabalho apresentado pelo CRO-RN (Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte).
O trabalho selecionado pela Comissão Científica do ENASTEPO foi “Ciclos de Atualizações Científicas: uma Proposta de Educação Continuada aos Cirurgiões-Dentistas da Rede Pública de Saúde Bucal no Estado do Rio Grande Do Norte”.
A autoria é coletiva dos CDs Aldenísia Alves Albuquerque Barbosa, Eimar Lopes Oliveira, Jaldir da Silva Cortez, Ana Larissa Fernandes Holanda, Jônia Cybele Santos Lima, Nóbrega e Jane Suely de Melo Nóbrega.
A inscrição do trabalho foi em nome do CRO-RN, ficando a sua apresentação no encontro a cargo da conselheira Aldenísia Alves Albuquerque, que viaja para Belo Horizonte em companhia do presidente eleito, o conselheiro Jaldir Cortez.
A Comissão Científica do ENASTEPO selecionou trabalhos de todo o Brasil em duas modalidades: resultados de pesquisas científicas ou relato de experiências/processo de trabalho em saúde bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O ENATESPO acontece de dois em dois anos (bianual) desde 1984, reunindo gestores, profissionais e usuários dos serviços de saúde bucal de todo o país em torno da discussão sobre a Política Nacional de Saúde Bucal.
Segundo a conselheira Aldenísia, a seleção do trabalho do CRO-RN vem mostrar que os ciclos de atualizações que o conselho vem realizando desde 2006 têm papel importante na educação continuada dos dentistas da rede SUS. Os ciclos científicos, antes chamados de jornadas, foram realizados em vários municípios do Estado, como Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos, Mossoró, João Câmara, Guamaré, São José do Mipibu e Natal.
Aldenisia destaca que o ENATESPO é um espaço democrático de compartilhar experiências, diagnósticos e propostas de soluções para esferas dos governos federal, estadual e municipal.
“O CRO-RN inscreveu no encontro um trabalhos, que foi selecionado. O que nos deixou muito felizes, afinal, este trabalho que vai ser apresentado mostra a atuação do conselho na educação continuada dos cirurgiões-dentistas e outros profissionais auxiliares em todo o Estado”, diz a conselheira, presidente da Comissão de Políticas Públicas de Saúde.
O Rio Grande do Norte participa com seis trabalhos no total, sendo três de São Gonçalo do Amarante, um do CEFOPE e outro da Universidade Federal do RN, além daquele do CRO-RN.
Paralelo ao encontro, desde 1995, ocorre o Congresso Brasileiro de Saúde Bucal Coletiva (CBSBC).
Os organizadores do XXI ENATESPO afirmam que, para organizar as mesas temáticas que, junto aos trabalhos científicos apresentados, constituem-se no eixo condutor dos trabalhos nos três dias do evento, o encontro tomou por base um levantamento sobre os problemas dos serviços de saúde bucal nas esferas estadual e municipal.
A expectativa agora é que os resultados desse encontro se configurem em avanços concretos à conquista de um serviço de saúde bucal mais digno, com boa qualidade e cada vez mais abrangente para atender a população brasileira.
A ENATESPO tem o apoio do Governo de Minas Gerais, Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais e PUC (Pontifícia Universidade Católica).