O conselheiro do Conselho Federal de Odontologia, Samir Najjar, integrou, no dia 14 de junho, a 71ª Reunião Ordinária do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde – FCFAS, em Brasília.
Entre as pautas debatidas, os representantes da área da saúde discutiram em caráter sugestivo, para extensão do conhecimento aos profissionais técnicos da área da saúde, como já acontece atualmente com os profissionais de nível superior, com a residência multiprofissional. O grupo otimizou a oportunidade do especialista técnico ter melhor qualificação para auxiliar de forma mais eficaz o profissional de nível superior.
O debate sobre residência multiprofissional também estendeu para manter o espaço conquistado pelos Conselhos Federais da área da saúde no Ministério da Educação – MEC. Atualmente, os conselhos contribuem com a avaliação da qualidade do ensino dos cursos da área da saúde, junto ao MEC. Além disso, os Conselhos Profissionais da saúde, e, principalmente o CFO, atuam ativamente nas câmaras técnicas temáticas para andamento do trabalho da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, trabalho esse desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde. A meta é fidelizar os representantes de cada conselho para o bom caminhar do trabalho já realizado.
O Conselho Federal de Odontologia também contribuirá para o enriquecimento do debate no Seminário Tecnologia Assistiva: Autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social, que será realizado nos dias 21 e 22 de junho, em Brasília. Nesse contexto, o CFO participa na relatoria da palestra “A funcionalidade humana como ferramenta de seguridade social: política nacional de saúde funcional e a tecnologia assistiva”.