A Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos esteve reunida, no dia 15 de junho, com membros da diretoria da Odontoprev e do SINOG (Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo) para construir uma agenda positiva com foco na melhoria do diálogo e da relação entre operadoras de planos de saúde, os prestadores de serviços (cirurgiões-dentistas) e os usuários. O objetivo da CNCC évgarantir melhores condições de trabalho para o cirurgião-dentista e principalmente qualidade no atendimento odontológico ao usuário.
Com base nas principais necessidades apresentadas pelas Entidades Nacionais Odontológicas que Compõem a CNCC – Conselho Federal de Odontologia, Federação Nacional dos Odontologistas, Federação Interestadual dos Odontologistas, Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas, Associação Brasileira de Odontologia, o presidente da Odontotoprev, Randal Zanetti, comprometeu-se em atender às prioridades apresentadas, em curto e médio prazo, referente as reivindicações da classe odontológica acerca da Odontoprev, enquanto membro principal da Rede Unna.
Nesse primeiro momento, o Presidente da Odontoprev – operadora de saúde que detém 35% do mercado, agendou novo encontro no dia 26 de junho, na sede da APCD, em São Paulo, para discutir sobre o estudo da melhoria da base de renumeração dos prestadores de serviço (cirurgiões-dentistas). Além de esclarecer os procedimentos executados pela Odontoprev. Em médio prazo, a Empresa também pautará sobre o levantamento e revisão dos contratos efetivados entre operadoras de planos de saúde e usuário e, por fim, analisar o fluxo dos processos administrativos entre a rede: operadoras e prestadores de serviço. “Conjuntamente com as Entidades da CNCC, iremos desenvolver um trabalho que proporcione um ponto de equilíbrio entre as operadoras, o cirurgião-dentista e o usuário. Sempre existiu um respeito muito grande com o CFO e hoje é possível observar que existe uma análise positiva para melhoria da odontologia, o que também é nosso foco”, completou Zanetti.
No período da tarde, a CNCC esteve reunida com representantes do SINOG, onde constituíram uma comissão de trabalho direcionada para estabelecer melhor relação entre operadoras de plano de saúde e prestadores de serviço. Além disso, os representantes pautaram, para o dia 25 de julho, a primeira reunião de trabalho da Comissão Mista CNCC/SINOG, para avaliar questões que geram insatisfação junto aos profissionais da área odontológica, ligadas a auditoria e a perícia, e, a resolução 102 de 2010, do CFO, que trata sobre a radiografia administrativa, que não possui fins terapêuticos.
O trabalho da CNCC também reflete na continuidade do Plano Estratégico Nacional Unificado, fortalecido de maneira mais técnica, por meio da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Odontológicos (CBHPO) que, apesar de existir há 10 anos, nos últimos três anos intensificou o trabalho de negociação em defesa do cirurgião-dentista. Prova dessa atuação foi o encontro realizado pela CNCC no dia anterior à reunião com a Odontoprev e o SINOG, para estruturar a discussão. Nessa ocasião, o secretário-geral do CFO também marcou presença, José Mário Morais Mateus.
Representando o CFO na reunião, o Conselheiro Benício Paiva Mesquita, relatou tamanha produtividade das reuniões realizadas na sede do CFO, em Brasília. “Foi possível abordar vários pontos que dificultam o dia-a-dia do cirurgião-dentista e promover resultados favoráveis para a classe odontológica, como o agendamento das próximas reuniões para dar celeridade às problemáticas abordadas”, completa o Conselheiro do CFO.
Participando do debate também estiveram presentes: Ernani Bezerra da Silva (FNO/CNCC); Silvio Jorge Cechetto (ABCD); Nádia Maria Fava (ABO); Eduardo Carlos Gomide (FIO); José Carrijo Brom (FIO); José Ferreira Campos (FIO); Wilson Chediek (ABCD); Fernando Gueiros (FNO); Randal Zanetti (Odontoprev); Marcos Costa (Odontoprev); Geraldo Almeida Lima (SINOG) e Dagoberto Lima (SINOG).