O conselheiro do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Samir Najjar, fez parte, no dia 19 de junho, do lançamento nacional da Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública. A iniciativa simboliza a união da sociedade e dos poderes legislativo, judiciário e executivo para construção de uma gestão pública transparente e eficiente. A cerimônia aconteceu no Senado Federal, em Brasília.
Mais de 240 congressistas de diferentes partidos constituíram a Frente Parlamentar Mista, com o objetivo de criar um fórum permanente de debates e experiências bem sucedidas no Brasil e no mundo. O trabalho será realizado por meio de 27 representações estaduais e o desempenho de 11 Coordenações Setoriais Nacionais, nas áreas: educação; fiscalização e controle; gestão tributária e fiscal; inovação e tecnologia; obras; profissionalização e meritocracia; reforma de estado; saúde; segurança; transportes e assuntos federativos (a confirmar).
O presidente da Frente Parlamentar Mista, deputado federal Luiz Pitiman, explica que o trabalho do novo grupo será reconhecido como um marco regulatório da boa aplicação da verba pública para, de fato, obter mudanças na gestão pública e resultados satisfatórios, em sintonia com os interesses da sociedade, e, reafirmou a importância da atuação do Conselho Federal de Odontologia nessa jornada de trabalho. “O CFO, bem como todos os Conselhos Profissionais são entidades que devem contribuir com as mudanças na legislação, de forma conjunta com o executivo e o judiciário, para conseguir resolver os problemas da gestão pública”, afirma Pitiman.
De acordo com o conselheiro do CFO, a gestão pública carecia de uma Frente Parlamentar específica como essa para formular políticas estratégicas com foco na ética para combater a impunidade. “O trabalho da nova Frente Parlamentar Mista refletirá inclusive na atuação dos Conselhos Profissionais”, explica Samir Najjar.
Representando a classe odontológica, o presidente do CRO-SP, Dr. Emil Abid Razuk, também marcou presença no lançamento da Frente Parlamentar Mista. “Como líderes, acredito que nós temos que dar o exemplo, garantir a transparência e acima de tudo a otimização dos recursos que nos proporcionam as anuidades dos cirurgiões-dentistas e dos técnicos de prótese dentária. São mobilização como essa da Frente Parlamentar Mista proporcionará uma gestão pública honesta com a ótica no bem estar da população, o que também é a visão dos Conselhos de Odontologia”, completa Razuk.