No dia 27 de junho, o conselheiro do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Samir Najjar, integrou a 20ª Reunião da Comissão de Acompanhamento e Implantação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC, na Anvisa, em Brasília.
Na pauta, a coordenadora do SNGPC, Márcia Gonçalves, apresentou o histórico e perspectivas do grupo com base nos cinco anos de existência do SNGPC, que evoluiu da fase de captação de dados para a fase de monitoramento sanitário e farmacoepidemiológico. Além disso, Márcia destacou a importância do acesso à base de dados das Entidades prescritoras para validação dos dados do SNGPC. “Das bases de dados necessárias para o andamento do trabalho, o CFO contribuiu, entre outras entidades, em disponibilizar essas informações, facilitando assim, o trabalho do SNGPC”, explica a Coordenadora do Sistema.
Uma das preocupações do SNGPC é com a emissão racional de prescrição de medicamentos. O trabalho desenvolvido no Sistema possibilitou identificar estudos de prescrição e consumo de medicamentos, com o mapeamento de hábitos de prescrição, e, favoreceu a identificação de fraudes na emissão de prescrição de medicamentos.
Direcionado para a área Odontológica, a Coordenadora do SNGPC explica que na prescrição de controlados, o cirurgião-dentista prescreve com frequência os antimicrobianos para execução da profilaxia e para o tratamento de abcessas. “Além de ser Entidade prescritora, o CFO tem o papel fundamental na divulgação da informação discutida durante as reuniões da SNGPC, o que inclui com destaque os aspectos mais importantes da Portaria 344, que trata sobre a prescrição de controlados”, afirma.
O Dr. Samir Najjar garante que a prescrição racional de medicamentos, apesar de ser utilizada dificilmente na odontologia, se faz presente em algumas especialidades como na área de órtese, prótese e dentística.