O conselheiro do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Samir Najjar, participou do IV Congresso Brasileiro Sobre o Uso Racional de Medicamentos, entre os dias 12 e 15 de agosto, em Salvador – Bahia. O IV Congresso reuniu cerca de dois mil profissionais da área da saúde – médicos, farmacêuticos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, nutricionistas, advogados, docentes, acadêmicos da área da saúde, entre outros especialistas, para ampliar o debate sobre o uso racional de medicamentos por meio de oficinas, cursos, mesas-redondas, conferências, painéis e até conversa com o palestrante titulada Acarajé Científico. Além disso, o IV Congresso foi cenário para a entrega do Prêmio sobre o URM 2011.
O CFO fez parte de todo o processo de elaboração e promoção do IV Congresso, pois além de integrar o Comitê nacional Sobre o Uso Racional de Medicamentos, fez parte da Comissão Organizadora do IV Congresso e também compôs a Comissão Avaliadora do Prêmio Sobre o Uso Racional de Medicamentos, edição 2011.
No primeiro dia do Evento, o Conselheiro do CFO acompanhou o curso destinado aos cirurgiões-dentistas com o tema “Abordagens Medicamentosas polêmicas em Odontologia”, ministrado pelas doutoras Érica Negrini Lia e Viviane Almeida Sarmento. O objetivo do curso foi conceituar o uso racional de medicamentos e sua importância na prática clínica odontológica, onde foram lançados três casos clínicos com abordagens farmacoterapêuticas em odontologia para debate em grupo.
As Palestrantes da temática odontológica destacaram sobre a importante inserção do cirurgião-dentista na discussão sobre o uso racional de medicamentos e a representatividade do CFO no IV Congresso Brasileiro sobre o URM. “Por meio de aberturas como a do IV Congresso sobre o URM, é possível melhorar a qualificação profissional do cirurgião-dentista, pois existe interesse por parte da classe, considerando também que o cirurgião-dentista é um prescritor. A presença do CFO nesse Evento é fundamental, tanto para fortalecer a representatividade da odontologia quanto para transmitir o conteúdo aos profissionais que não puderam comparecer e seria interessante aproveitar o gancho do Congresso para promover ações semelhantes nos Conselhos Regionais de Odontologia”, afirma a Dra. Érica Negrini Lia.
Já no segundo dia do IV Congresso, o Dr. Samir Najjar compôs a mesa solene de abertura oficial do Evento. Na ocasião, o secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha afirma que, “o objetivo do debate é o cidadão, pois é ele quem recebe o medicamento. O papel do gestor de saúde não é distribuir medicamento e sim cuidar da saúde, o medicamento é uma parte do processo desse cuidado, desenvolvendo a promoção, a prevenção e a atenção à saúde. Agradeço o envolvimento do CFO, pois a saúde bucal está no centro da estratégia da atenção de cuidados, essa visão integrada da odontologia é muito importante, pois o uso racional de medicamentos tem aplicação direta na odontologia”, articula Gadelha.
O diretor da Diretoria de Assistência Farmacêutica – DASF, do Ministério da Saúde, na Bahia, Dr. Lindemberg Assunção explica que, o Congresso foi preparado também para estreitar laços e garantir ações integradas entre gestores e profissionais da área da saúde, como membros integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Apesar da grande maioria dos inscritos serem da área farmacêutica, a 4ª edição do congresso também contou com uma significava participação de cirurgiões-dentistas e enfermeiros”, esclarece.
Na cerimônia de encerramento do IV Congresso, foi realizada a entrega do Prêmio sobre o Uso Racional de Medicamentos 2011, para os primeiros colocados que contemplaram às seis categorias do Prêmio: I) experiência bem sucedida de profissionais nos serviços de saúde; II) tese de doutorado; III) dissertação de mestrado; IV) monografia de especialização e/ou residência; V) trabalho em nível de graduação; e VI) trabalho desenvolvido em: entidades/instituições; meios de comunicação; e no âmbito da cultura.
Entre os 106 trabalhos inscritos, a cirurgiã-dentista Talita Girio Carnaval foi premiada em 1ª colocação na categoria V: trabalho em nível de graduação, com o título ‘Avaliação Clínica e Cirúrgica da Indicação de Prescrição Antibiótica Pós-operatória em Cirurgia de Terceiros Molares’. “Realmente é uma grande vitória que reflete no trabalho de pesquisa desenvolvido de 2008 a 2010 na Universidade de São Paulo. Fico muito honrada em representar a odontologia no Congresso e por alcançar essa vitória”, garante.
O conselheiro do CFO, completa: “O debate promovido nos quatro dias do IV Congresso foi enriquecedor para os profissionais da área da saúde, em específico da odontologia que poderá seguir com o trabalho de forma mais consciente no que diz respeito a prescrição. A premiação de um trabalho odontológico em primeira colocação também é outra vitória da classe. Nas próximas edições do Congresso Brasileiro sobe o URM, o CFO marcará presença”.