Os conselheiros do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Mário Tavares Moreira Junior e Dr. Samir Najjar, contribuíram, no dia 19 de setembro, com o desdobramento do debate no Seminário de Ética Profissional: Erro e Condições de Trabalho, realizado no Conselho Federal de Medicina, em Brasília. O seminário, idealizado pelo Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde – FCFAS, foi construído para ampliar o debate sobre os erros ocorridos nas 14 profissões regulamentadas da área da saúde, onde os profissionais explanaram as particularidades existentes em cada especialidade.
O Dr. Mário Tavares Moreira Junior compôs a mesa redonda sob o olhar na conduta do profissional no ambiente de trabalho, que cabe a todos os profissionais da área da saúde e direcionado à odontologia, os elementos apresentados já contemplam o Código de Ética Odontológico. “A ideia foi transparecer alguns pontos primordiais que precisam integrar a conduta profissional, como a paciência, os princípios do profissional atuante, entre outros detalhes que reforçam essa conduta”, explica o Conselheiro do CFO.
Já o Dr. Samir Najjar atuou como coordenador da mesa redonda com o intuito de apresentar, conjuntamente, aspectos relevantes do fazer profissional e as implicações dos erros humanos como campo multidisciplinar. “Esse é um tema que envolve todos os conselhos da área da saúde, acredito que o foi de grande valia para todos os conselhos a participação neste Seminário. Como conselheiro do CFO, foi uma grande honra mediar essa pauta, o que demonstra inclusive o espaço conquistado pelo CFO no FCFAS”, afirma.
Coordenadora do Seminário, a Dra. Ivone Martini de Oliveira, do Conselho Federal de Farmácia garante que é a primeira vez que esse tema tem abertura para todos os conselhos profissionais da área da saúde demonstrarem a realidade de cada profissão. Acredito ser um marco para os conselhos profissionais pois ao final do Seminário, no dia 20 de setembro, será gerado um documento final que encaminharemos para todos os Presidentes dos Conselhos Federais da Área da Saúde e Ministérios da Saúde e da Educação. O CFO foi um grande parceiro para a realização desse Seminário, o que deu maior legitimidade à discussão”, completa a Dra. Ivone.