A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está capacitando 35 servidores odontólogos no Curso de Atualização em Endodontia. O curso, ministrado pela odontólogo Luiz Antônio Stuani, começou nesta segunda-feira (1º) e segue até terça-feira (2), na Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal), no Centro de Maceió.
Durante a atualização, o facilitador está abordando diversos temas relacionados à odontologia preventiva. Luiz Antônio Stuani está especificando quando é indicada a endodontia, a abertura coronária, a atualização de instrumento rotatório, o clareamento de dentes despolpados, a medicação intracanal e a terapêutica medicamentosa sistêmica.
De acordo com a Gerência do Núcleo da Saúde Bucal da Sesau, Roberto Duarte, o curso tem como objetivo transmitir os conceitos atuais da Endodontia, permitindo uma visão abrangente desta especialidade. Também estão sendo destacadas as principais variáveis que tratam da prevenção e cura das enfermidades da polpa dental e de suas complicações.
“As consequências do não tratamento variam. Podem ocorrer desde infecções de baixa intensidade e longa duração. Também são suscetíveis as lesões na região do ápice da raiz e infecções de alta intensidade, dor aguda, com evolução rápida para abscessos, que são tratados por meio de canais.
Quando a morte da polpa já ocorreu, ela não dói. A dor só ocorre justamente quando não é realizado nenhum tratamento, pois a inflamação provoca edema – inchaço – que comprime as terminações nervosas”, explicou Luiz Antônio Stuani. O curso conta com a participação de servidores do Ambulatório 24 Horas Dr. João Fireman (Jacintinho), Ambulatório 24 Horas Dom Miguel Fenelon Câmara (Chã da Jaqueira), Módulo Odontológico Raimundo Marinho (Jacintinho) e Diretoria de Saúde Bucal.
Fonte: http://bit.ly/Spsv94