Serviço público de saúde bucal está comprometido em Manaus

Pacientes que buscam atendimento médico de urgência nos três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), localizados nas zonas sul, norte e oeste de Manaus, aguardam em média de um a seis meses para serem atendidos.

A turismóloga Naiara Arruda, 25, disse que no mês de abril recebeu um encaminhamento odontológico e procurou o CEO Norte, localizado na Rua Canamari, Cidade Nova 1, para marcar a consulta, mas foi informada de que haveria demora para o agendamento.

De acordo com Naiara, durante os últimos seis meses ela ligou para o órgão para tentar marcar o atendimento e foi informada que os agendamentos estavam suspensos. “Eles demoraram seis meses para me dizer que o CEO estava fechando e de mudança. Meu dente infeccionou, vivo sentindo dores e agora que me avisaram que não posso ser atendida no local”, disse.

No CEO Sul, localizado na Rua São Luiz, bairro São Lázaro, sem saber que falava com a imprensa, uma atendente, que se identificou como Luana, disse que os agendamentos de triagem para tratamento de canal são feitos uma vez por mês no órgão de saúde bucal.

Segundo Luana, os pacientes precisam chegar com seis horas de antecedência para conseguir uma ficha de atendimento. “Se o paciente não conseguir a ficha, aconselhamos a vir no outro mês e nos ligar para ver a data de marcação”, disse ao informar que as fichas começam a ser distribuídas às 18h. “O ideal é o paciente chegar às 10h para garantir o agendamento”, explicou.

A demora no agendamento das cirurgias, que podem levar até dois meses, é uma das causas da desistência de atendimento pelos pacientes no CEO Oeste, localizado na Rua Comandante Paulo Lasmar, Conjunto Santos Dumont, de acordo com uma paciente que aguardava para ser atendida.

Para uma paciente, que se identificou como Joana, a demora, além de dificultar o retorno, representa um perigo para quem precisa de um procedimento cirúrgico que, se não tratado, pode virar câncer. “Estou com uma cirurgia para retirada do siso e estou com receio dessa demora, porque sinto dores constantes e não tenho condições de pagar pela cirurgia particular”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que o CEO Norte passará a funcionar em breve em novo endereço, com localização na Cidade Nova 2. Devido o processo de mudança das instalações, os serviços da unidade especializada estão funcionando provisoriamente em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) daquela região.

A mudança, de acordo com a Semsa, irá ampliar de oito para 11 o número de profissionais dentistas.
O CEO Norte atende uma média de 120 pessoas por semana. Já no CEO Sul, a média de atendimentos é de 195 pacientes e o CEO Oeste registra, em média, 240 atendimentos semanais.

Os CEOs fazem parte do programa Brasil Sorridente, do governo federal, que reúne uma série de ações em saúde bucal, voltada para cidadãos de todas as idades nas capitais brasileiras, de responsabilidade de cada prefeitura municipal.

Fonte: http://www.d24am.com/noticias/saude/servico-publico-de-saude-bucal-esta-comprometido-em-manaus/72086