O modo como a sociedade encara o câncer vem mudando bastante nos últimos anos. Hoje, graças aos avanços nos tratamentos e nos diagnósticos, o que ganha cada vez mais importância é a prevenção e a detecção precoce da doença. “Na maior parte dos casos, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, melhores os resultados do tratamento e menores as complicações”, explica o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina, Élito Araújo. “Além disso, no caso específico do câncer de boca, que é o alvo da nossa atenção no momento, os fatores de risco são bastante conhecidos e podem ser evitados. E a prevenção é sempre o melhor tratamento”, completa ele.
A entidade realizou uma campanha de conscientização sobre o câncer de boca durante a Semana Estadual da Saúde Bucal, promovida de 22 a 27 de outubro em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os tumores nos lábios, gengivas e outras regiões da cavidade oral afetam 10 em cada 100 mil homens e 4 em cada 100 mil mulheres. Os fatores de risco são bastante conhecidos: fumo; consumo regular de álcool; exposição excessiva ao sol (associado às lesões nos lábios), e presença do vírus HPV. Também há pesquisas relacionando a doença a higiene bucal inadequada e a uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais e rica em gorduras.
O alerta contra a doença teve propagandas de TV e rádio, cartazes, folders e outras ações. O esforço teve ainda o apoio do cirurgião-dentista e ator Carlos Machado, que participou do projeto sem cobrar cachê. “Acredito que as pessoas precisam de mais informação sobre câncer de boca e que esse tipo de campanha, feita com um artista, facilita a aceitação e aprovação da mensagem. Essa conscientização é importante. À medida que as pessoas se conscientizam, se esclarecem, fica mais fácil largar hábitos que só trazem prejuízo e malefícios, como o fumo e o álcool”, diz Machado.
O presidente do CRO-SC concorda. “Uma mudança de hábitos pode ser arma importante no combate à doença. E quando essa mensagem vem de alguém conhecido, o impacto é certamente maior”, diz. Tanto as campanhas publicitárias quanto os impressos da campanha, que estão sendo entregues nas secretarias municipais de saúde, destacam a importância de gestos como a manutenção da boa higiene bucal, a visita freqüente ao cirurgião-dentista e o abando do álcool e do cigarro. “São atitudes que ajudam a prevenir não apenas o câncer de boca, mas também outras doenças da cavidade oral. Por isso a adoção de novos hábitos, mais saudáveis, por certo vai beneficiar imediatamente as pessoas”.
Dia do Cirurgião-Dentista teve homenagens à categoria
No dia 25 de outubro, Dia do Cirurgião-Dentista, a Assembléia Legislativa do Estado realizou uma Sessão Solene em homenagem à categoria. Também foram homenageados profissionais que atuam em Santa Catarina.
Foram entregues as seguintes distinções:
Diploma de Honra ao Mérito Odontológico Catarinense – categoria Destaques da Região:
Professor Doutor Ariel Cesar Mezadri
Doutor Murilo Rosa
Acadêmico Professor Doutor Telmo Tavares
Medalha, Roseta e Diploma de Honra ao Mérito Odontológico Catarinense:
Contribuição Profissional nos campos da ciência, sendo na pesquisa, no ensino ou nos serviços à Odontologia catarinense: Profº Dr. Cléo Nunes de Souza.
Contribuição Honorífica no plano do desempenho social e político à Odontologia Catarinense: Profº Dr. Genovêncio Mattos Neto.
Contribuição Benemérita na área de doação material e/ou obras odontológicas, assim como serviços relevantes, altamente significativas à sociedade: Profª Drª. Liliane Janete Grando.
Instituição da Odontologia: A Assembléia Legislativa, representada pelo Deputado Dado Cheren indicou este ano a ABO-SC Regional de Concórdia para receber a homenagem.
Certificado de Inscrição Remida:
Dr. Dilson Correa Reis
Dr. Nivaldo José Nicodemos Nuernberg
Dr. Mac Arthur Carlos Teixeira Dutra
Dr. Iara Odila Nocetti Ammon
Dr. Manoel Américo Barros Filho
Dr. Josué Flamia Neto
Dr. Manoel Mecias da Silva
Dr. Carlos Cezar Vaz
Fonte: CRO-Santa Catarina