O Conselho Federal de Odontologia acompanhou, no dia 21/03, a apresentação do Ministério da Saúde sobre o Portal Saúde Baseado em Evidências junto a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O objetivo principal do diálogo foi estreitar a divulgação do Portal por meio dos Conslehos Federais, com a proposta de criar um link no site de cada conselho profissional da área da saúde que direcione para o Portal.
A apresentação foi realizada pelo Dr. Aldiney José Doreto, coordenador geral de Ações Técnicas de Educação na Saúde do MS, durante a 80ª Reunião Ordinária do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde – FCFAS. “O Conselho Federal de Odontologia é o terceiro no Brasil que mais busca pesquisa no Portal Saúde Baseado em Evidências, seguido do Conselho Federal de Medicina e de Farmácia”, explica o Dr. Doreto.
Entre as pautas abordadas, a reunião do Fórum também foi cenário para apresentação de um Projeto de Lei que prevê a criação de uma Agência Reguladora para os Conselhos Profissionais da Área da Saúde). A finalidade é a ordenação de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde.
Representando o Conselho Federal de Odontologia na mesa de discussão, o Dr. Luiz Fernando Rosa explica que o ponto de destaque da reunião foi a busca do Ministério da Saúde em buscar a aproximação dos conselhos para ampliar a divulgação do Portal de Periódicos. O CFO participou inclusive do lançamento do portal, com a assinatura do presidente Ailton Morilhas, representando todos os conselhos federais, em maio de 2012. “A divulgação ampla do Portal resultará em maior conhecimento e maior capacitação dos profissionais da área da saúde. Importante lembrar que o CFO foi um dos primeiros conselhos a disponibilizar a base de dados para agilizar o andamento do trabalho”, destaca Dr. Luiz Fernando Rosa.