São Bernardo do Campo venceu a etapa nacional do Prêmio Brasil Sorridente, de 2013 entre as cidades brasileiras com população acima de 300 mil habitantes. A honraria é concedida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e o Ministério da Saúde aos municípios que se destacam na implantação de políticas públicas em saúde bucal. A cerimônia de premiação será no dia 24/4, em Brasília.
Entre os diferenciais que fizeram com que São Bernardo recebesse o prêmio está a instalação na cidade do Centro de Especialidades Odontológicas do Brasil Sorridente, cujo Laboratório de próteses dentárias já implantou, desde sua inauguração, em 2011, 5,2 mil próteses. No local, também são realizados tratamento de canal, cirurgias, diagnóstico de câncer bucal e são fornecidas dentaduras.
Para ampliar e fortalecer a rede, todas as 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade que foram reformadas pela Prefeitura, e uma nova que foi construída, receberam consultórios odontológicos completos. Nas unidades foram instalados, inclusive, escovódromos, para ensinar práticas preventivas que evitam cáries e outros problemas.
As equipes de Saúde Bucal – com dentista, auxiliar e técnico -, inexistentes até 2008, foram criadas em 2009 e, hoje, são 45 em toda a cidade. Até 2014, a meta é chegar a 91.
Para começar o trabalho preventivo contra cáries desde cedo, a Prefeitura implantou o programa Saúde Bucal nas Escolas. Por meio dele, é feito o monitoramento da saúde bucal dos 80 mil estudantes da rede municipal de ensino, o que inclui a educação infantil (de zero a seis anos) e o ensino fundamental (de 7 a dez anos).
O programa é resultado da parceria entre as secretarias de educação e saúde e a Associação de Jovens Dentistas, que, quatro vezes por ano, visita as 188 escolas municipais para fazer a classificação de risco de cárie e escovação. Também são feitas palestras, apresentação de vídeos e distribuição de kits de escovação de cartilhas.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro, destaca que o prêmio é o reconhecimento ao esforço do município na prestação de um serviço odontológico de qualidade dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). O presidente da comissão do CFO, Mário Tavares Moreira Júnior, que analisou os municípios concorrentes, disse que o “prêmio incentiva projetos inovadores na área de saúde bucal e valoriza os profissionais da área”.
Fonte: Repórter Diário