Saúde Bucal orienta supervisores das Unidades de Saúde

Na manhã desta quarta-feira, 17, o Programa Municipal de Saúde Bucal realizou um encontro de orientação para os supervisores da Rede de Atenção Primária (REAP), que aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS). O objetivo foi apresentar a cada um como deve funcionar o atendimento odontológico nas Unidades de Saúde da Família (USF). Cada supervisor é responsável por fiscalizar o atendimento em um grupo de Unidades.

Entre as pautas do encontro de hoje foram apresentados os processos de trabalho, a quantidade de atendimentos, e as competências do cirurgião dentista. Também foi abordado como deve ser o acolhimento dos usuários e quais os indicativos do Ministério da Saúde para a saúde bucal e como alcançá-los.

A supervisora Léa Matos afirma que a reunião de hoje foi “uma oportunidade de receber informações importantes e necessárias. As informações foram precisas e diretas, exatamente o que precisamos para constatar se os cidadãos são atendidos corretamente” enfatiza. Léa é supervisora da 4ª Região, que inclui as USF’s Joaldo Barbosa, Irmã Caridade, Madre Tereza de Calcutá, Manoel de Souza, Fernando Sampaio, Edézio Vieira de Melo e Adel Nunes.

Segundo o coordenador do Programa Municipal de Saúde Bucal, José Guimarães Neto, a maior preocupação é melhorar o atendimento à comunidade. “Fazemos questão de orientar os supervisores de forma clara, para que haja uma melhor fiscalização do atendimento odontológico. Queremos otimizar ainda mais os serviços prestados”, destaca o coordenador.

Além da equipe de Saúde Bucal, também estiveram presentes a coordenadora da Rede de Atenção Primária (REAP) Gildete Maria, e alunos do curso de especialização em Saúde Pública da Universidade Tiradentes (Unit), que estão fazendo residência na rede municipal.

Fonte: http://www.faxaju.com.br/conteudo.asp?id=166900