A implementação do projecto “Sorriso”, dedicado a promover a higiene bucal no seio das comunidades rurais da província Huambo, com realce para as crianças, tem contribuído, significativamente, para a redução das doenças da boca.
O facto foi destacado pela administradora adjunta do município do Bailundo, Dolina Nassocópia Miguel, em declarações hoje à Angop, nesta circunscrição, que dista a 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo.
De acordo com a responsável, o projecto tem um “grande impacto” nas comunidades, visto que está a sensibilizar adultos e crianças sobre a importância da saúde bucal, para além de dar assistência e tratamento aos problemas de cárie dentária.
A partir do projecto Sorriso, salientou, as famílias estão a ser educadas como escovar os dentes e que cuidados devem observar para combater doenças de fórum bucal.
“É um projecto que tem ajudado as crianças e adultos das comunidades rurais a conhecerem os instrumentos de higiene bucal, desencorajando assim a utilização de alguns meios tradicionais, como pedaços de árvores, para escovar dentes, situação que pode ser prejudicial à saúde”, sublinhou.
A administradora adjunta do município do Bailundo considera imprescindível prestar-se mais apoios a este programa, para que o mesmo cumpra com os seus objectivos e se expanda em todas as localidades rurais da província.
Lembrou que, no mês passado, o projecto Sorriso chegou às escolas primárias deste município e em povoações rurais.
O “Sorriso” é um programa de saúde bucal do governo do Huambo executado há cinco anos pela Amosmid, empresa privada de gestão em saúde.
Nos últimos três anos, o projecto realizou 2.873 palestras em 235 escolas públicas do ensino primário, nos 11 municípios da província do Huambo.
Neste mesmo período, foram distribuídos 187.302 kits de saúde bucal, escovas e cremes dentais, a igual número de alunos e 133 mil crianças realizaram a escovação dental supervisionada.
Na clínica móvel de estomatologia, entregue pelo Governo Provincial no início deste ano lectivo, o projecto realizou 1.783 consultas de especialidade, tanto nas escolas como nas feiras de saúde realizadas pela direcção provincial.
Fonte: www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/saude/2013/7/31/Destacada-importancia-projecto-Sorriso-promocao-higiene-bucal,d2a6f0b5-0da1-42b5-8455-afbde65343fd.html