Apoiador do movimento Saúde + 10, o Conselho Federal de Odontologia marcou presença, no dia 5 de agosto, na entrega das 1.896.592 assinaturas ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para instituir o Projeto de Lei Complementar de iniciativa popular, que garante o investimento de 10% da receita corrente bruta da União para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O Coordenador do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública (Saúde + 10), Ronald Ferreira dos Santos explica que o Projeto garantirá, após a aprovação do Congresso Nacional e sanção presidencial, a aplicação de R$ 42 bilhões na saúde pública brasileira.
(Gerdo Bezerra de Faria e Henrique Eduardo Alves)
Henrique Eduardo Alves garantiu que esta é a hora do resgate e da recuperação da saúde pública brasileira. “A saúde pública já esperou demais, já morreu gente demais, esse projeto não ficará engavetado. Estou à disposição, inclusive, para compor a mesa de negociação para viabilizar a construção e a aprovação do texto do PL”.
O Conselho Federal de Odontologia participou ativamente de todas as manifestações promovidas em defesa dos 10% para a saúde pública. O apoio e divulgação foi ampliado inclusive por meio dos Conselhos Regionais de Odontologia nos Estados. “Esse momento representa o início de uma grande conquista para toda a população brasileira. O CFO continuará acompanhando o trâmite que, agora, segue para votação na Comissão de Legislação Participativa, da Câmara dos Deputados”, afirma o representante do Conselho Federal de Odontologia na mesa de debate permanente do Conselho Nacional de Saúde, Dr. Gerdo Bezerra de Faria.
Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de Comunicação CFO