O Conselho Federal de Odontologia contribuiu, no dia 8 de agosto, com o debate da Câmara Técnica 6 – Saúde Animal e Saúde Ambiental, do Ministério da Educação (MEC). A discussão foi ponto de partida para elaboração de nomenclatura dos programas de residência de saúde animal e saúde ambiental, além de estabelecer critérios para constituir cada programa de residência nessa esfera.
O objetivo é criar uma normatização oficial do MEC para os programas de residência de saúde animal e saúde ambiental, por meio de publicação no Diário Oficial da União. A Câmara Técnica faz parte do assessoramento da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional de Saúde, desde agosto de 2010.
Segundo o coordenador da Câmara Técnica 6, Dr. Cristiano Barros de Melo, a expectativa é enquadrar esses programas de residência nas diretrizes de políticas públicas de saúde do país. “A Odontologia é uma das profissões mais importantes do Brasil. O CFO pode contribuir na formação desse profissional amplo, de forma multiprofissional, para integrar as residências de saúde animal e ambiental”, explica.
O Conselho Federal de Odontologia foi representado pela Drª. Maria Carmeli Correia Sampaio, membro da Comissão de Ensino do CFO, para ampliar a atuação e destacar o posicionamento da Odontologia na mesa. A próxima reunião será realizada nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, em Brasília.
Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de Comunicação CFO