O presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues e o tesoureiro, Dr. Rubens Côrte Real de Carvalho, participaram, no dia 13 de agosto, da abertura do Seminário Internacional sobre Regulação do Trabalho e das Profissões em Saúde, em Brasília. O Dr. Mário Ferraro, representante do CFO no Fórum Permanente Mercosul para o Trabalho em Saúde também compareceu à cerimônia de abertura.
O cronograma segue até o dia 16 de agosto, com o objetivo debater o papel do Estado na regulação do trabalho em saúde por meio do intercâmbio de experiências internacionais que possam contribuir para a construção de uma agenda propositiva nacional, em consonância com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
(Da esq. para a dir.: Mário Ferraro, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues e Rubens Côrte Real de Carvalho)
A perspectiva do Seminário é envolver os Ministérios da Saúde e da Educação, parlamentares do Congresso Nacional, gestores da saúde (setores público e privado), além de representantes dos conselhos profissionais, dos trabalhadores da saúde e das instâncias de controle social, nos quatro dias de discussão. “Duas bandeiras precisam ser erguidas durante este Seminário, o financiamento e as políticas públicas de saúde”, afirma Maria do Socorro de Souza, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
O Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues destaca que o debate oportunizará melhores condições de trabalho para o profissional e por consequência para a população brasileira. “A troca de experiências exitosas é o foco para construção coletiva de ações para a regulação do trabalho das profissões em saúde”, completa.
Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de Comunicação CFO