No dia 18 de setembro, o representante do Conselho Federal de Odontologia na Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos (CNCC), Conselheiro Dr. Benício Paiva Mesquita, participou, em Brasília, da elaboração de ações estratégicas para a Semana de Saúde Bucal.
O debate firmou a promoção do Ato Público no dia 25 de outubro – Dia do Cirurgião-Dentista -, em repúdio ao valor aviltante pago pelas Operadoras de Planos Odontológicos aos prestadores de serviço (Cirurgiões-Dentistas). Além do Ato Público, previsto para acontecer das 11h às 14h, a Comissão propôs para a mesma data uma paralisação, de um dia, dos Cirurgiões-Dentistas que atendem pacientes conveniados aos Planos Odontológicos. A meta é impulsionar a valorização do profissional de classe, na relação operadora e prestador de serviço.
O trabalho será desenvolvido em parceria com a CNCC, para verificar a possibilidade de operacionalizar a proposta. O Dr. Benício Paiva Mesquita apresentou o panorama atual do trabalho desenvolvido pela CNCC em parceria com as CECCs. “Nesse momento, é necessário também conhecer as normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que tratam dos convênios e credenciamentos, para melhor dialogar nas mesas de debate. Existe também uma proposição para realizar uma paralisação, de um dia, em âmbito nacional, para destacar com maior amplitude a valorização do Cirurgião-Dentista, por meio da suspensão do atendimento aos pacientes conveniados”.
O debate foi composto pelos Doutores: Benício Paiva Mesquita, Conselheiro do CFO; Samir Najjar, Presidente do CRO-DF; Frederico Paulinho Aguiar, do CRO-DF; Aroldo Pinheiro de Moura, Presidente do Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal (SODF); João Carlos Santos Tavares, do SODF; Hamilton de Souza Melo, Presidente da Associação Brasileira de Odontologia – Seção DF; e Doutora Raíssa Fernandes de Sousa da ABO-DF.
Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de Comunicação CFO