O Conselho Federal de Odontologia marcou presença, no dia 30 de outubro, em Brasília, na mobilização em defesa do Projeto de Lei de iniciativa popular (PLP 321/13), que exige a aplicação de 10% das receitas correntes brutas da União na saúde pública. A ação aconteceu em frente ao Congresso Nacional e objetivou pressionar os parlamentares para tornar a análise do Projeto em caráter de urgência.
(Joana Batista de Oliveira Lopes e Gerdo Bezerra de Faria)
O Coordenador do Movimento Saúde+10, Ronald Ferreira, destaca a expressão da população brasileira transcrita nas 2.200 assinaturas para instituir o Projeto de Lei de iniciativa popular. “O Congresso está debatendo o financiamento da saúde e queremos ser ouvidos. Vamos exigir que no processo de discussão o povo seja levado em consideração”, explica.
A mobilização foi composta, entre outros, por representantes da área da saúde que integram o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Nesta mesa, o Conselho Federal de Odontologia está representado pelo Dr. Gerdo Bezerra de Faria. “O Congresso nunca rejeitou um Projeto de iniciativa popular antes, e como o PLP 321/2013 simboliza um investimento de R$43 bilhões na saúde pública brasileira é extremamente importante que o clamor da população seja levado em consideração”, afirma Faria.
A Odontologia também esteve representada pela Vice-presidente da Federação Nacional dos Odontologistas, Dra. Joana Batista de Oliveira Lopes.
Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de Comunicação CFO