Criciúma recebe, até o dia 10 de dezembro, avaliadoras externas do Ministério da Saúde. As seis profissionais fazem parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Serão 35 Estratégias de Saúde da Família (ESF), além de três Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), Saúde Bucal e Programa de Tabagismo.
Na manhã desta sexta-feira (29), antes de iniciarem os trabalhos do dia, as profissionais foram recepcionadas pelo prefeito Márcio Búrigo, na sala de atos do Gabinete do Prefeito.
Para Búrigo, esta iniciativa tem extrema importância para oferecer um melhor atendimento para os cidadãos. “É importante que o Ministério venha e conheça os trabalhos que nossos profissionais realizam dentro das Unidades Saúde, pois não tenho dúvidas que os nossos colaboradores estão sempre buscando melhorar a qualidade da saúde no município, destaca.
Conforme dados do MS, o programa busca induzir a implantação do acesso e a melhoria da Atenção Básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo Brasil.
Para a secretária do Sistema de Saúde, Geovânia de Sá, a visita é uma forma de mostrar o padrão de qualidade já adquiridos em Criciúma. “Com esta visita teremos o conhecimento do que poderemos aprimorar no atendimento a população”, comenta.
Fonte: http://aquiacontece.com.br/noticia/2013/11/29/projeto-cooperjovem-da-pindorama-leva-saude-bucal-a-alunos