O pres. do CFO, Ailton Diogo Morilhas, participou do IV Simpósio do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, realizado nos dias 3 e 4 de abril, em Pirenópolis – GO.
Foram abordados temas como a natureza jurídica dos conselhos; regime de contratação dos funcionários de conselhos profissionais; a regulamentação de novas profissões; o risco da desregulamentação de profissões e o exercício profissional no Mercosul.
Junto ao Fórum, aconteceu a reunião de presidentes dos Conselhos Federais que teve na pauta a discussão de ações a serem desenvolvidas conjuntamente, entre elas: a repercussão das ações dos conselhos em favor da sociedade; a listagem de ações prioritárias e padronização do discurso entre os conselhos e, o PLC que altera o Simples Nacional, com audiência pública marcada para o dia 09 de abril próximo, na Câmara dos Deputados à 9h30.
Segundo o presidente do CFO, o Simpósio do Fórum dos Conselhos poderá trazer bons frutos para os profissionais e sociedade, pela riqueza das discussões, “principalmente no que diz respeito à soma de forças e união em torno dos objetivos comuns”, disse Morilhas.
“O evento atingiu seu objetivo de luta e garantia do fortalecimento das instituições, assim como a apresentação das necessidades de todos os Conselhos” destaca o coordenador do Fórum, José Augusto Viana Neto, que também citou a importância da participação efetiva e produtiva do CFO no Fórum.
Todas as decisões serão formalizadas em um documento chamado de Carta de Pirenopolis-GO, que será assinado pelos presidentes dos conselhos, que hoje representam 11 milhões de profissionais, nos 30 conselhos federais e 507 regionais.
Para os membros do Fórum, o simpósio representou um marco histórico, na medida em que obteve a otimização da conduta de ações e decisões conjuntas.
Comunicação do CFO