Com cidadania e justiça, cada vez mais, o CFO proporciona motivos para o Brasil sorrir!
Ao completar meio século de atividades, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) comemora, hoje (09/04), em Brasília, as conquistas alcançadas pela instituição, em prol do cidadão brasileiro e dos profissionais do setor. Na solenidade, será entregue a Comenda de Honra ao Mérito Odontológico Nacional, criada pelo CFO, por meio da Resolução nº 196, de 15 de julho de 1995, para destacar, anualmente, cirurgiões-dentistas e autoridades por serviços prestados à Odontologia Brasileira, com indicações votadas por uma Comissão de integrantes da classe. Nesse ano, serão agraciadas seis personalidades, dentre elas, um deputado estadual – que serão anunciadas no evento. Já os ex-presidentes do Conselho serão homenageados com a Medalha Comemorativa do Jubileu de Ouro da Autarquia. Os profissionais da área de saúde bucal vão conhecer os futuros projetos e ações que serão anunciados, nessa noite, para grandes realizações no setor.
Há 50 anos o Conselho Federal de Odontologia valoriza a ética da profissão no país, zela pela saúde bucal de todos os brasileiros e aproxima profissionais e pacientes. A gestão do atual presidente, Ailton Rodrigues, vem se pautando pelo diálogo, pela parceria e pela cooperação e luta pela qualidade do atendimento em saúde bucal em todo o território nacional.
O presidente faz um chamado especial à sociedade e aos profissionais da Odontologia, “vamos comemorar juntos as conquistas deste cinquentenário e, de coração aberto, unir forças para alcançarmos, por meio de ações preventivas e sociais, nossos objetivos em proporcionar o bem-estar e a qualidade na saúde bucal de todo cidadão brasileiro”, diz Morilhas.
O CFO trabalha junto aos Conselhos Regionais, com os profissionais e com a sociedade, para isso, é prioridade conhecer as necessidades do público para a busca de soluções específicas para a área, com ações voltadas aos cidadãos. Com grandes vitórias já conquistadas, a autarquia está sempre com os olhos no futuro, e acompanha, junto ao Congresso Nacional, o andamento de Projetos de Lei que instituem:
– Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal – O CFO, preocupado com a doença, que mata mais de 4 mil pessoas por ano, acompanha na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados que aprovou, por unanimidade, projeto que cria a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal (PL 3939/12), a ser celebrada todos os anos, na primeira semana de novembro. A matéria segue para votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O objetivo é estimular ações preventivas e educativas, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atendimento integral a portadores de câncer bucal, apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle deste mal que envolve milhares de brasileiros, além de difundir os avanços técnico-científicos relacionados à doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2012, ocorreram 14.170 casos novos, sendo 9.990 em homens e em 4.180 mulheres. O relator da matéria, deputado Lael Varella (DEM-MG), ressalta que é um número crescente e com alto índice de morte, “visto que dados de 2010 apontam 4.891 mortes, 3.882 de homens e 1.009 de mulheres”.
– Presença de um Cirurgião-Dentista nas UTIs – O presidente do CFO, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, convoca todo o Conselho Federal de Odontologia em iniciativa conjunta com os Conselhos Regionais, entidades de classe, Sindicatos e Federações de Odontologia para mobilizar os senadores em seus estados com o objetivo de promover entendimentos quanto aos benefícios gerados com a aprovação do PLC 34, que promove a qualidade da saúde bucal, com ações de prevenção, quanto à higiene do paciente. O Projeto segue para o plenário do Senado Federal em caráter de urgência, por determinação do relator e, na sequência segue para sanção presidencial.
– Cirurgião-Dentista no Simples Nacional – Membros do CFO acompanhados do cirurgião-dentista e deputado federal, Geraldo Tadeu, se reuniram com o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, em Brasília, para tratar do Projeto de Lei da Câmara (PLC nº 237/2012), que trata da inclusão dos Cirurgiões-Dentistas no Simples Nacional. O objetivo da ação é fazer com que os especialistas sejam enquadrados na definição de microempresa ou de empresa de pequeno porte.
Comunicação Social do CFO