Teresina (PI) é sede do XIII Congresso Brasileiro de Saúde Bucal realizado até três de maio. O evento, que discute políticas públicas dentro da estratégia de Saúde da Família, com inclusão da saúde bucal, reúne profissionais e estudantes de Odontologia.
Segundo o coordenador do congresso e professor da Universidade Federal do Piauí, Otacílio Neto, o estado tem uma boa quantidade de equipes de Saúde da Família, “mas a qualidade desse atendimento ainda deixa muito a desejar, e é esse tema que está sendo discutido nesse encontro nacional de administradores”, afirma o coordenador.
Ainda de acordo com o professor, a população tem dificuldade de acesso a serviços de saúde bucal com qualidade e suas possíveis soluções, e a reivindicação é que as equipes tenham essa qualidade para atender bem ao cidadão. Os problemas de Saúde Bucal no Brasil, segundo Otacílio Neto, apresentam melhoras, especialmente na população infantil, mas ainda sofre de bolsões populacionais como adolescentes, adultos e idosos que precisam ter seus problemas resolvidos pelo poder público.