O presidente do CFO, Ailton Morilhas, participou, hoje (5/7), do lançamento do novo programa do Ministério da Saúde, que integra estudantes de Odontologia com o Sistema Único de Saúde (SUS).
O GraduaCEO, realizado em parceria com o Ministério da Educação, vai possibilitar que estudantes dos cursos de Odontologia de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, a começar pelas públicas, acompanhem o trabalho das Equipes de Saúde Bucal desde o início do curso, acompanhando os procedimentos, até o último ano de formação, realizando atendimentos aos pacientes, sob orientação da universidade. O presidente do CFO agradeceu às entidades de classe e parceiros pelos trabalhos realizados em conjunto na área. “A classe odontológica continua a trabalhar em conjunto para, cada vez mais, colocar a Odontologia no lugar que ela merece”, diz Morilhas.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, agradeceu pela parceria que tem tido nos trabalhos com o Conselho Federal, desde a implantação do programa Brasil Sorridente – “Nunca a saúde bucal avançou tanto, e é importante manter a Odontologia brasileira no lugar em que ocupa na Odontologia internacional, com todo o mérito que ela merece”, afirmou Chioro. O ministro desejou, ainda, que todas as áreas da saúde tivessem os avanços importantes que aconteceram na Odontologia, tanto na capacitação como na prestação de serviço ao longo do programa Brasil Sorridente.
Pelo GraduaCEO, o governo federal vai repassar recursos para aquisição de equipamentos e uma verba mensal para o custeio de procedimentos realizados pelas clínicas odontológicas das instituições de ensino que aderirem à proposta na esfera do SUS.
Segundo o Ministério da Saúde, todas as clínicas vão contar com cinco especialidades odontológicas (estomatologia, periodontia, endodontia, cirurgia e atendimento a pacientes com necessidades especiais e laboratório de patologia), além de ofertarem próteses dentárias e realizarem procedimentos de atenção básica (como aplicação de flúor).
Ao Ministério da Educação, cabe garantir a implantação nos currículos acadêmicos dos princípios de cuidado integral do SUS. Uma portaria, assinada hoje pelo ministro, nessa mesma solenidade, prevê a distribuição de cinco mil cadeiras odontológicas para os estabelecimentos de saúde bucal que compõem a rede pública.
Representante das entidades de Classe, José Campos, da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) disse que esse programa traz a importância do maior atendimento à população, mas também vai despertar nesses alunos a necessidade de se trabalhar em prol da população da rede pública.
No GraduaCEO serão desenvolvidas, ainda, ações de promoção e prevenção, atenção básica, atenção secundária, reabilitação oral e educação permanente.
Comunicação do CFO