CFO homenageia a preservação da memória odontológica
O Sistema CFO/CROs se orgulha da história da Odontologia, e, preocupado com o valor cultural na preservação da memória odontológica, em comemoração aos 50 Anos de criação dos Conselhos Federal e Regionais entregou a medalha comemorativa e Diploma de Menção Honrosa aos sete museus brasileiros que tratam do tema “Odontologia” nos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná, Ceará, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. “A memória cultural da história odontológica deve ser sempre preservada em prol do patrimônio brasileiro. Por isso, o CFO reconhece, com essa homenagem, o trabalho cultural brilhantemente desenvolvido por essas instituições, pois deixa viva a história da profissão odontológica”, afirmou Morilhas.
Os museus possuem um acervo que contam toda a história da Odontologia. Cada peça expressa a batalha da profissão na busca de atender bem ao paciente, de acordo com os equipamentos da época vivida. Com o avanço da tecnologia, alguns equipamentos foram se modernizando e outros se tornaram obsoletos, mas todos mostram o quanto a profissão cresceu, mudou, se renovou fisicamente no uso do material, mas o objetivo do profissional da classe odontológica no trabalho em prol da melhoria da saúde bucal sempre continuou o mesmo, com qualidade e competência.
“A história, de uma maneira geral, pode ser contada de várias formas. O museu é uma delas. Ele é uma forma de resgate de uma determinada instituição ou de um momento histórico. A iniciativa do CFO tem uma importância fundamental nesse resgate da Odontologia brasileira. Divulgando e incentivando a existência dos museus de nossa profissão espalhadas pelo país, o CFO mostra à sociedade brasileira uma parte dessas conquistas. Os Museus da Odontologia materializam o processo de evolução que conquistamos ao longo da história. É a preservação de nossas origens e a prova real de que nossas conquistas do presente nada mais são do que os frutos colhidos através das lutas do passado” disse emocionado, o conselheiro federal / RN, Eimar Lopes.
Segundo informações dos museus, equipamentos, instrumentais, material odontológico, livros, artefatos, documentos, fotografias e medalhas são alguns dos objetos que muitas vezes são doados. No Museu da ABO/BA, o acervo conta ainda com raridades como a chave de Garengeot (século XVIII), uma cadeira odontológica SSWHITE fabricada em 1890 e uma coleção de capsuladores (a maior do Brasil nesse gênero). Várias peças pertenceram a profissionais da odontologia baiana e retratam a época do dentista itinerante.
Os museus ficam abertos ao público, nos endereços:
Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal (SP)
End.: Rua Voluntários da Pátria, 547 – (11) 2223-2355
Santana – zona Norte – São Paulo.
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 20h – Grátis.
http://www.eliasrosenthal.med.br/museu.html
Museu da ABO Paraná (PR)
End: Rua Dias da Rocha Filho, 625 – (41) 30285800
Alto da Rua Quinze
CEP: 80045 – 275 – Curitiba-PR
Museu Salles Cunha (RJ)
End:Rua Barão de Sertório, 85 – (21) 2504-0002
Rio Comprido
CEP: 20261 – 050 – Rio de Janeiro
Museu Benito Vasconcelos Tavares (CE)
End: Academia Cearense de Odontologia
Diretor: Dr. Sérgio Araújo Holanda Pinto
Rua Almirante Barroso, 970 – fone: (85) 3219.3374 (Meyre)
Praia de Iracema
CEP: 60060-440 – Fortaleza
Museu de Odontologia Dr. Solon de Miranda Galvão (RN)
End: Rua Dr. Mucio Galvao, 480 – (84) 3211.6889
Barro Vermelho, Natal, Rio Grande do Norte
CEP: 59022530, BrasilVisitas com agendamento
http://academianro.blogspot.com.br/
Museu Dra. Grace Harriet Clark Alvarez (SP)
Rangel Pestana – nº517 – (19) 3422-0515 / 342
Centro
Piracicaba – SP
http://www.apcdpiracicaba.org.br
Instituto Museu de Odontologia da Bahia Dra. Miriam Clea Barreto (BA)
Rua Altino Serbeto de Barros, 138 – (71) 2203-4065 / 220
Itaigara – Salvador (BA)
Comunicação do CFO