Além do sorriso, que melhora a autoestima do cidadão, é preciso ter a qualidade da saúde bucal de toda a população.
O Conselho Federal de Odontologia preocupado com a população vem, nesse 28 de abril, chamar a atenção da população para a importância da saúde bucal. “Uma boa higiene bucal evita muitas infecções, não só na boca, mas no coração, no pulmão, já que a infecção pode se espalhar pela corrente sanguínea. Vamos nos conscientizar que uma higienização bem feita nos proporciona uma melhor qualidade de vida”, afirma o presidente do CFO, Ailton Morilhas.
Para o CFO é importante buscar, junto aos CROs, o aprimoramento dos serviços odontológicos. Em recente pesquisa encomendada pelo CFO, ao Datafolha Instituto de Pesquisa, foi diagnosticado que o profissional de Odontologia é bem avaliado pelos brasileiros, mas o cidadão ainda desconhece os seus direitos de atendimento público universalizado.
De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), o valor estimado do câncer bucal no Brasil é de 11,54 casos novos a cada 100 mil homens e 3,92 a cada 100 mil mulheres. O câncer bucal é um tumor maligno que mata mais de 4 mil pessoas por ano e atinge a boca e parte da garganta, podendo passar para os lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.
Para ampliar ações que façam da higiene bucal uma grande diferença na qualidade de vida do cidadão brasileiro, o CFO criou como primeira iniciativa nacional com essas características, o Prêmio Brasil Sorridente / Conselhos de Odontologia que é concedido, anualmente, a municípios brasileiros que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal. As inscrições poderão ser realizadas nos Conselhos Regionais até dia 30 de junho. Vejam a resolução e quais documentos deverão ser enviados para concorrer ao Prêmio Brasil Sorridente.
Nesse Dia do Sorriso, o CFO faz um alerta ao cidadão para a prevenção por meio da higiene bucal, evitando assim várias doenças causadas por infecção dentária. A prevenção deve ser o foco na necessidade de ampliação das políticas públicas no país.
Além do sorriso, que melhora a autoestima do cidadão, é preciso ter a qualidade da saúde bucal de toda a população.
Sorria, mas antes observe:
– Escove os dentes 3 vezes por dia
– Use fio e creme dental diariamente
– Vá ao consultório odontológico regularmente – pelo menos a cada 6 meses
– Fique atento a feridas na boca que demoram a cicatrizar
– Fumo e bebidas alcoólicas aumentam o risco de incidência do câncer de boca
Comunicação do CFO