Interiorizar para educar na saúde bucal e geral
Cada lugar tem seus hábitos, costumes e comportamentos, mas também, tem uma população ativa, trabalhadora e com necessidades, anseios e problemas. O Sistema CFO/CROs quer conhecer as prioridades odontológicas das cidades de todos os rincões do Brasil, pois elas precisam de políticas públicas para atender bem a população da área. Para isso, os Conselhos estão desenvolvendo o Projeto de Interiorização – indo até o cidadão, trabalhando pelo bem-estar da saúde de todos os brasileiros, com o objetivo de promover a inclusão social de que todos precisam. “A saúde bucal e geral são de extrema importância e devem ser levadas também para as pessoas de baixa renda”, declarou Morilhas.
Por muito tempo a Odontologia foi tratada somente como estética, dentição perfeita e um sorriso bonito, e não como cuidados para uma boa saúde. Há pouco tempo, ainda era incluída nos insumos de cosméticos e a figura do cirurgião–dentista era dissociada dos serviços de saúde como um todo.
Hoje, o objetivo dos Conselhos em divulgarem o bom trabalho da classe odontológica deixa a todos mais satisfeitos, porque sabemos que o cidadão reconhece a real necessidade de ir ao cirurgião-dentista para melhor qualidade de saúde. Esse profissional tem o reconhecimento da população na pesquisa do CFO encomendada ao Instituto Datafolha. Há 51 anos, os Conselhos trabalham para que os profissionais de Odontologia ocupem o lugar que merece dentro da saúde pública.
Para isso, o Conselho Federal vem desenvolvendo, junto aos CROs, o Projeto de Interiorização com plenárias realizadas por todas as regiões do país para que sejam conhecidas, em cada estado, suas peculiaridades e necessidades. Com essas informações, o Sistema CFO/CROs vai atuar junto ao poder público, como governos e prefeituras, para trabalhar em ações em prol do cidadão brasileiro.
Esse trabalho comprova que os municípios brasileiros podem ter melhorias na área de saúde para a população. Para isso, é fundamental que os CROs visitem o interior de seus estados, captando a melhor forma de atender bem aos seus cidadãos. Essa ação comprova que o CFO e os CROs trabalham para dar ao cidadão motivos para ele sorrir, com qualidade na saúde bucal.
Comunicação do CFO