“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – (Cora Coralina)
Ser professor é dar oportunidade ao outro de aprender e crescer em conhecimento. Os ensinamentos de um grande professor acompanham a vida de seus alunos continuamente. Comemorado no Brasil, sempre em 15 de outubro, o Dia do Professor recebe as homenagens do Conselho Federal de Odontologia (CFO) a todos os cirurgiões-dentistas (CDs) que se dedicam, também, à academia, levando o conhecimento dessa profissão aos futuros dirigentes da classe odontológica. “Parabenizo a todos os CDs que dedicam parte da vida nos bancos das universidades levando o conhecimento odontológico aos estudantes de hoje, que amanhã, saberão praticar o que aprenderam”, diz o presidente do CFO, Ailton Morilhas.
Segundo o site educativo Brasil Escola, a origem do dia do professor se deve ao fato de, em 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.
De acordo com o Brasil Escola, tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.
Comunicação do CFO – Fonte: Brasil Escola