Estão suspensas pelos próximos três meses a partir de 5 de outubro deste ano a comercialização para novos beneficiários de 301 planos de saúde por 38 operadoras pelo país.
A medida foi tomada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) às operadoras de planos de saúde que não se adequaram às normas vigentes de acordo com a Resolução Normativa 259, que estabelece os prazos máximos de atendimento para consultas, exames e procedimentos cirúrgicos.
A suspensão foi motivada, entre outros fatores, pelas mais de dez mil reclamações feitas pelos beneficiários de planos de saúde referentes ao não cumprimento dos prazos máximos estabelecidos. De acordo com a ANS, das 1.006 operadoras médico-hospitalares existentes hoje no país, 241 receberam pelo menos uma queixa.
Ainda, a ANS também autorizou a volta da comercialização de oito das 37 operadoras que tiveram planos com comercialização suspensa em julho deste ano. A medida levou em consideração o fato de essas oito operadoras já terem conseguido readequar o acesso dos beneficiários à rede contratada.
É importante ressaltar, contudo, que os beneficiários que possuem planos com comercialização suspensa não terão seu atendimento prejudicado. Pelo contrário, a meta da ANS é que, com a suspensão temporária da comercialização desses planos, as operadoras em questão passem a observar os prazos máximos para atendimento previstos pela Agência.
Por essas razões, o CFO conclama a todos os ususários de planos de saúde que exerçam seus direitos, encaminhando à ANS, em caso de a operadora não estar cumprindo as exigências da Agência, todas as suas reclamações. Clique aqui para saber como encaminhar as suas reclamações.
Clique aqui para ter acesso à relação dos planos que tiveram comercialização suspensa pela ANS.