A ampliação do horário de atendimento este ano em oito unidades de saúde de Curitiba aumentou o acesso da população ao tratamento dentário. Das nove unidades que trabalham até as 22 horas, quatro já contam com equipes de saúde bucal no período noturno, o que representou um crescimento de 40,62% no total de atendimentos realizados entre os meses de junho e setembro de 2013 – período referente aos quatro primeiros meses da ampliação do horário em Curitiba –, em comparação com o mesmo período de 2012.
Juntas, as unidades de saúde Bairro Novo, Eucaliptos (Boqueirão), Camargo (Cajuru) e Ouvidor Pardinho (Centro) realizaram 20.452 procedimentos odontológicos entre junho e setembro de 2013. No mesmo período do ano passado, foram 14.544 procedimentos.
Considerando apenas os seis primeiros meses do ano, as 108 unidades de saúde de Curitiba que contam com equipes de saúde bucal realizaram 1,3 milhão de procedimentos odontológicos – o que representa aumento de 14,62% em relação ao mesmo período de 2012. Apenas a US Mãe Curitibana, no Alto São Francisco, não oferece estrutura para atendimento odontológico dentro da unidade, mas os pacientes da região são atendidos no Centro de Especialidades Odontológicas Rosário, também no São Francisco.
O número de próteses odontológicas instaladas na população curitibana aumentou 90,15% em comparação com todo o ano de 2012, quando foram instaladas 457 próteses. Até o final do mês de outubro de 2013, foram 679 instaladas e outras 190 estão em fase de confecção.
Ampliação do acesso
O diretor do Departamento de Atenção Primária em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Paulo Poli Neto, disse que o objetivo é ampliar o serviço de Odontologia aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades que funcionam até as 22 horas. “Facilitar a vida de quem trabalha fora o dia todo e não tem tempo de ir ao dentista é um dos benefícios do horário ampliado, que se reflete na atenção à saúde de modo geral”, afirmou.
A Prefeitura de Curitiba conta atualmente com 628 cirurgiões dentistas trabalhando na rede de saúde. O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, destacou que o reforço das ações na área de saúde bucal está alinhado aos princípios e diretrizes do SUS, que se propõe a desenvolver ações de promoção de saúde, prevenção e manejo de doenças com resolutividade e qualidade. “Investir na melhoria da saúde bucal vai refletir diretamente na saúde geral do cidadão e na prevenção de uma série de doenças”, enfatizou o secretário.
Curitiba conta hoje com nove unidades básicas funcionando até as 22 horas, uma em cada regional. São elas: Santa Felicidade, Bairro Novo, Eucaliptos (Boqueirão), Camargo (Cajuru), Ouvidor Pardinho, Concórdia (Pinheirinho), Vila Guaíra (Portão), Bairro Alto (Boa Vista) e Oswaldo Cruz (CIC).
Fonte: www.cbnfoz.com.br/do-parana/editorial/parana/parana/15112013-46610-atendendo-a-noite-unidades-de-saude-fazem-40-mais-procedimentos-odontologicos