Contribuições relevantes rumo à consolidação da Política Nacional de Saúde Bucal
O Conselho Regional da Bahia (CRO-BA) realizou, na Associação Brasileira de Odontologia-Bahia, em fevereiro, por meio da Comissão de Políticas Públicas do CRO-BA, o III Encontro de Cirurgiões-Dentistas e Gestores do Estado da Bahia para discutir a saúde bucal no estado, seus avanços e desafios. O encontro procurou identificar os principais problemas e entraves para o avanço da Saúde Bucal (SB) da população baiana, destacados pelos profissionais da classe presentes. “Em um ano em que ocorrem conferências de saúde nas três esferas governamentais, esse encontro trouxe contribuições relevantes rumo à consolidação da Política Nacional de Saúde Bucal”, afirmou a presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRO-BA, Liliane Lins.
Foram realizadas palestras como Avanços e desafios da Política Nacional de Saúde Bucal, ministrada pelo coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca; Situação da Saúde Bucal na Bahia: Avanços e desafios, pelo diretor da Atenção Básica- SESAB, José Cristiano Soster e Avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO) no Estado da Bahia, pela coordenadora do PMAQ-CEO na Bahia, Sônia Chaves. No encontro, também aconteceu o Fórum de discussão participativa com Gestores.
O coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, falou sobre o Balanço e Perspectivas da Política Nacional de Saúde Bucal, quando fez uma análise retrospectiva da implantação da Política Nacional de Saúde Bucal no Brasil, da necessidade de reorganização do processo de trabalho da equipe de saúde bucal (ESB) inserida na estratégia de saúde da família (ESF).
O encontro discutiu, ainda, a situação da Saúde Bucal na Bahia com seus avanços e desafios.
Comunicação do CFO