CEO é responsável por atendimentos odontológicos complexos

Quem precisa de atendimento odontológico e procurar a unidade de saúde de referência do seu bairro, poderá ser atendido no local, nos casos de restauração, limpeza e extração ou encaminhado para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). O encaminhamento acontece toda vez que o caso é de maior complexidade ou não pode ser resolvido pelo dentista da unidade de saúde.

O CEO é o centro de referência para a realização desses atendimentos mais graves, como tratamento de canal, de gengiva, cirurgias, extrações de siso, próteses e atendimento para portadores de necessidades especiais.

A média de atendimentos mensais do CEO é de 1.500 procedimentos. Ao total, são 15 dentistas trabalhando no local.

Além dos atendimentos, alguns projetos são desenvolvidos no local, entre eles, destaca-se a Clínica do Bebê, que promove a prevenção e o tratamento de problemas bucais em bebês de zero a cinco anos. Segundo a diretora do departamento de odontologia, Renata Cristina Brito Araújo, para participar desse projeto não é preciso encaminhamento, basta comparecer ao CEO e participar de uma palestra.

“Os pais aprendem como cuidar da higiene bucal do bebê e prevenir cáries e outras doenças. Depois disso, agendam um horário para trazer o bebê para a primeira consulta. As crianças que participam da Clínica do Bebê recebem acompanhamento até os cinco anos. Depois disso, o atendimento passa a ser feito em âmbito escolar, pelos profissionais da equipe de referência do bairro”, explica.

Outro projeto desenvolvido pelo CEO é o de diagnóstico do câncer de boca, realizado em parceria com os grupos de combate ao tabaco e em eventos pontuais, como os mutirões realizados na XV de Novembro. O público-alvo são os adultos, com mais de 40 anos, e fumantes. Depois do exame clínico, se for detectada alguma alteração, o paciente realizará uma biópsia. “Já tivemos quatro diagnósticos em um ano de programa. Todos foram encaminhados ao oncologista para realizar tratamento”, conta a dentista.

O projeto também se estende à população em geral. Quem tiver alguma desconfiança de doença, deve procurar a unidade de saúde mais próxima e fazer uma consulta com o dentista. Caso ele note alguma alteração, encaminhará o paciente ao CEO.
Necessidades especiais
O CEO também atende portadores de necessidades especiais, que precisam de cuidados diferentes na hora de receber tratamentos odontológicos. Segundo Renata, alguns casos são atendidos em ambiente hospitalar, com sedação e anestesia geral. “Não apenas os portadores de necessidades especiais que recebem atendimento hospitalar. Alguns casos mais graves ou pessoas que ficam muito nervosas ao consultar o dentista, podem ser atendidos no hospital”, explica.
Odontologia
Além do serviço de especialidades feito pelo CEO, Renata afirma que são 29 equipes de saúde bucal que atuam junto com as equipes estratégicas de saúde da família no município. Nos bairros, o atendimento é feito através de agendamento no próprio posto de saúde.

Os dentistas das unidades de saúde também visitam as escolas municipais, com o projeto Sorriso Saudável, que visa ensinar a higiene correta dos dentes e distribuir escovas dentais às crianças.

Além disso, alguns adolescentes entre 13 e 14 anos participam de um projeto piloto para a colocação de aparelhos dentários. O projeto ainda está em teste, pois demanda um tempo grande de tratamento e custos mais elevados.

Fonte: http://www.diariodeguarapuava.com.br/noticias/saude/24,1427,31,08,ceo-e-responsavel-por-atendimentos-odontologicos-complexos.shtml