Representado pela cirurgiã-dentista Graciara de Azevedo, o CFO acompanhou a entrega de duas Unidades Odontológicas Móveis no dia 20 de setembro em Pernambuco.
A entrega foi feita pelo secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (SESAI), Antônio Alves de Souza, em visita à sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Pernambuco. As novas Unidades Odontológicas Móveis terão capacidade de realizar 8.400 atendimentos por ano. Além das 25 UOMs já entregues aos diversos DSEIs, a SESAI espera adquirir outras 40 unidades até o final deste ano.
Na ocasião, a representante do CFO reuniu-se com os representantes da SESAI para debater algumas questões relativas à saúde bucal indígena, tais como: a necessidade de uma pesquisa epidemiológica, com apoio do CFO, para traçar um diagnóstico completo da saúde bucal dos povos indígenas, visando a assegurar a atenção integral a estes povos, e a correção da tabela de vencimentos dos trabalhadores de saúde que atuam na área.
A entrega das duas UOMs contou com a presença também da diretora do Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DASI), Mariana Maleronka Ferron, da coodenadora de Atenção Primária da SESAI, Mariana Amorim, da assessora Especial da Secretaria, Bianca Moura, e do coordenador de Saúde Bucal da SESAI, André Luiz Martins.
Sobre a SESAI
Com pouco mais de um ano de existência, a Secretaria Especial de Saúde Indígena é a área do Ministério da Saúde criada para coordenar e executar o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no âmbito do Sistema Único de Saúde em todo o território nacional.
Cabe à SESAI coordenar, planejar, executar, orientar e avaliar o desenvolvimento das ações de atenção integral à saúde indígena e de educação em saúde segundo as peculiaridades, o perfil epidemiológico e a condição sanitária de cada Distrito Sanitário Especial Indígena em consonância com as políticas e programas do Sistema Único de Saúde.