A prevenção é um importante aliado à vida saudável da boca
Criado em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde, data de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, tem o objetivo de conscientizar a população para o cuidado na saúde em geral, o que demonstra respeito à sua qualidade de vida. Por isso, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) alerta a população, para que esse dia seja repensado como forma de uma maior atenção à saúde, base de toda a vida saudável do cidadão. “A saúde deve ser pensada como um todo. Só teremos uma boa saúde bucal se for complementada com a saúde básica”, afirma o presidente do CFO, Ailton Morilhas.
A saúde é um direito de todos, portanto é preciso que a população tenha seus direitos públicos adquiridos muito bem atendidos. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o programa Brasil Sorridente, criado em 2004, visa assegurar assistência odontológica gratuita para a população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, mais de 80 milhões de brasileiros são atendidos pela iniciativa. O investimento do Ministério da Saúde já ultrapassou R$ 7 bilhões desde seu lançamento para expansão e manutenção da rede.
Ainda de acordo com o MS, a expansão da assistência trouxe impactos importantes na saúde da população, como o avanço na água tratada do país. Depois do Brasil Sorridente, mais de 7 milhões de pessoas tiveram acesso a água tratada e fluoretada, atingindo 600 novos sistemas de fluoretação.
Dados de saúde bucal do Ministério da Saúde revelam:
Atualmente, o SUS emprega cerca de 30% dos dentistas do país, o que representa mais de 64 mil profissionais. Os atendimentos ocorrem nas mais de 40,5 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o país, que contam com mais de 24 mil equipes de saúde (aumento de 451% em relação a 2002).
Além das consultas nas UBS, outros 1.037 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) realizam procedimentos de maior complexidade, como cirurgias, tratamento de canal, oferta de implantes, ortodontia e diagnóstico de câncer de boca. O Brasil Sorridente conta também com 1.809 municípios habilitados com Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.
Informações importantes para manter uma boa saúde bucal:
1) Escove seus dentes três vezes ao dia, com o uso do fio dental. Uma higienização mal feita acarreta danos e dores para o cidadão como a cárie, extração e até perda de dentes.
2) Visite o consultório odontológico com frequência para revisão. Sua saúde bucal vale muito!
3) Previna o câncer bucal – ele pode matar: Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2014, o valor estimado é de 11,54 casos novos a cada 100 mil homens e 3,92 a cada 100 mil mulheres.
4) Halitose: Cerca de 50 milhões de brasileiros, segundo dados da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), sofrem desse mal. Beba 2 litros de água para manter a boca úmida e alimente-se sempre, o jejum prolongado favorece o mau hálito. Procure um profissional da área.
5) Se você tem dores de cabeça, nos músculos do rosto e na mandíbula, isso pode ser bruxismo: o ato de ranger ou apertar os dentes. Ele é mais frequente ao dormir. Tudo isso pode acarretar lesão óssea, quebra e até perda dos dentes. Procure um cirurgião-dentista!
Comunicação do CFO