Neste dia 29 de agosto comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo e o Conselho Federal de Odontologia endossa e fortalece essa luta.
Estimativas do Ministério da Saúde apontam que cerca de cinco milhões de pessoas morrem anualmente no mundo por conta de doenças decorrentes do tabagismo, sendo 200 mil delas somente no Brasil. No mundo todo, o cigarro é a principal causa de câncer de pulmão e câncer bucal e um dos principais fatores relacionados a doenças respiratórias e cardiovasculares.
Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2010 detectou que o número de fumantes no Brasil já chega a 15% da população adulta e constatou ainda que 6,3% dos jovens brasileiros entre 13 a 15 anos relataram ter fumado nos 30 dias anteriores à entrevista.
Apesar de o número de fumantes em todo o país estar diminuindo a cada ano, os riscos causados pelo tabagismo são devastadores e somente 3% daqueles que tentam parar de fumar conseguem fazê-lo sem acompanhamento médico ou psicológico e sem fazer uso de medicamentos.
Por isso, atento a essa grave situação, o CFO reitera a importância dos alertas do Ministério da Saúde acerca dos riscos que o cigarro pode trazer à saúde do fumante.
“O CFO, juntamente com os CROs, tem procurado orientar e conscientizar a população a respeito dos riscos do tabagismo, principalmente através dos cursos de educação continuada e das campanhas de prevenção do câncer bucal. Nesse sentido, pretendemos firmar uma parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer para que essa conscientização se torne mais intensa no decorrer de todo o ano e não apenas em um dia”, destaca o presidente do CFO, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues.
Para obter outras informações a respeito dos riscos oferecidos pelo cigarro à saúde e também das formas mais eficazes de como parar de fumar, acesse o site do INCA.