A convite do CRO-SP, o Conselho Federal de Odontologia esteve reunido, no dia 13 de setembro, com coordenadores de cursos de formação (Toxina Botulínica) e especialização (Ortodontia), em São Paulo. Os Conselhos (CFO e CRO-SP) focaram na conscientização do uso da substância Toxina Botulínica, bem como a marca patente do “Botox”, como nome de curso, o que é incorreto. O debate também abordou sobre a carga horária dos cursos de Ortodontia. A reunião foi dividida em dois momentos para ampliar a discussão sobre os dois temas.
O Presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues e o Tesoureiro, Dr. Rubens Côrte Real de Carvalho destacaram: “A reunião foi estimulada para esclarecimento sobre a responsabilidade que os profissionais têm com o uso da substância Toxina Botulínica, tendo em vista que o CFO recebeu uma carta informando sobre uma possível utilização indevida da Toxina, no que abrange a diluição da substância”, explicou.
Os Conselhos receberam também um grande número de processos de cursos de especialização na área de Ortodontia na véspera de vencer o prazo para alteração da carga horária e entrada dos novos cursos com duas mil horas. Nesse contexto, o CFO entendeu que a comunidade de ortodontistas não estava de acordo com a carga horária estipulada, cumprindo apenas 1200 horas. O CFO recebeu a inscrição de mais de 100 cursos no mês de julho, sendo que a nova regulamentação com a carga horária de duas mil horas entrou em vigor no mês de agosto.
Segundo o Presidente do CRO-SP, Dr. Cláudio Yukio Miyake, a reunião resultou na criação de um grupo de trabalho capitaneado pelas Câmaras Técnicas do CRO-SP e os coordenadores dos cursos, a fim de estudar a possibilidade de estabelecimento de regras que padronizem os cursos de especialização nas áreas de Ortodontia e Toxina Botulínica. “O trabalho de conscientização será direcionado para o Cirurgião-Dentista e para a população também. A presença do CFO na reunião proporcionou maior credibilidade no debate e um suporte importante no esclarecimento de dúvidas. As propostas colhidas no grupo de trabalho serão encaminhadas para o CFO”, garantiu.
Dr. Ailton Morilhas explicou que a reunião foi extremamente produtiva, “Todos os presentes participaram do debate de forma democrática. O empenho do Conselho Federal de Odontologia será voltado para preservar a saúde da população brasileira, que receberá o serviço prestado pelo Cirurgião-Dentista, no campo da Ortodontia e da Toxina Botulínica”.
Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de Comunicação CFO