O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu na noite desta quarta-feira, em Brasília, a 13ª Conferência Nacional de Saúde, promovida pelo Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Saúde. O tema desta vez é “Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento”.
O encontro se destina a avaliar a situação da saúde sob a ótica do Sistema Único de Saúde (SUS) e definir diretrizes para que ela seja garantida como direito fundamental do ser humano, como política de Estado e de desenvolvimento humano, econômico e social.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) também participa do evento. Estiveram na abertura o presidente da autarquia, Miguel Nobre; o vice-presidente, Ailton Rodrigues; o secretário-geral, Marcos Luís Macedo de Santana; o tesoureiro, Lester Pontes de Menezes, e o procurador jurídico, José Alberto Cabral. “É importante discutir a saúde como se discute hoje neste evento. Depois de muito tempo parece que a saúde virou prioridade no país”, comentou Ailton Rodrigues.
Eixos temáticos
A 13ª CNS reúne mais de três mil participantes, entre trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e usuários de saúde. O evento será realizado até o próximo dia 18 e terá como base os seguintes eixos temáticos: Desafios para a Efetivação do Direito Humano à Saúde no Século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento; Políticas Públicas para a Saúde e Qualidade de Vida: o SUS na Seguridade Social e o Pacto pela Saúde, e a Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde.
Presidente Lula destaca importância da saúde bucal em discurso de abertura da XIII Conferência Nacional de Saúde em Brasília
Presidente do CFO, Miguel Nobre, repercute fala do presidente Lula sobre saúde bucal no Brasil
Fonte: Jornal do CFO
Rio de Janeiro – RJ