Em Recife, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou do “III Fórum Global de Recursos Humanos”, que aconteceu de 11 a 13 de novembro. No total, 98 nações estiveram presentes às mesas redondas, painéis, conferências e debates.
Durante o encontro, várias questões foram discutidas, dentre elas, a importância dos recursos humanos em saúde, o fortalecimento dos sistemas nacionais, e ampliação de seu desenvolvimento no milênio. Um balanço de algumas questões em busca de soluções inovadoras no campo de RH também foi apresentado. A força do trabalho voltado para a saúde, suas parcerias setoriais, além de investimentos e a forma de dialogar figuraram na lista de discussões apresentada pelos membros, o que viabilizou forte debate no que tange às necessidades sociais e o papel regulador do estado.
Segundo o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, “o Brasil, a partir do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliou significativamente o acesso da população às redes públicas de atendimento à saúde, contribuindo para que o país sediasse por merecimento a promoção do III Fórum Mundial”.
O Dr. Mário Ferraro representou o CFO nos três dias de programação científica.
“O Fórum promoveu compromissos políticos no campo de recursos humanos para o setor saúde, na direção da cobertura universal, identificando as suas necessidades claras e objetivas, afirmando que os debates foram incessantes entre os especialistas, profissionais de saúde, representantes das entidades corporativas e de todos defensores da força do trabalho na saúde”, resumiu o presidente da comissão do Mercosul no CFO.
O Fórum foi organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Aliança Global para a força do Trabalho em Saúde, pelo Governo Brasileiro com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Em 2008, foi realizado o I Fórum Mundial, em Uganda. Já o II ocorreu na Tailândia, em 2011.