O conselheiro do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Samir Najjar, marcou presença, no dia 01 de novembro, em Brasília, do lançamento da ampliação dos serviços odontológicos na rede pública de saúde local em até 260%: Programa Brasil Sorridente. O Governo Federal repassará um custeio mensal de R$319 mil à Capital Federal para efetivar a ampliação do Programa.
Na ocasião, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha também assinou duas portarias para expandir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros. Uma portaria garante o investimento de 7,4 milhões para confecção de próteses dentárias nos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) em 18 estados. A segunda portaria credencia 106 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) para o atendimento a pessoas com deficiência, propiciando inclusive recursos financeiros para os CEOs, no total de R$266.750 por mês. A iniciativa integra o Plano Viver Sem Limite, do Governo Federal.
Durante a solenidade, o ministro Padilha oficializou a entrega de uma Unidade Odontológica Móvel (UOM) para propiciar atendimento odontológico também para comunidades afastadas do Distrito Federal. O governador da Capital Federal, Agnelo Queiroz, anunciou que o objetivo é trabalhar para credenciar 55 novas Equipes de Saúde Bucal no Distrito Federal. Essas equipes são integradas à Estratégia Saúde da Família e oferecem o primeiro atendimento do paciente, desde a prevenção até o tratamento clínico básico.
Segundo Padilha, a ampliação do Programa Brasil Sorridente no DF servirá como um elemento fundamental para garantir a reorganização do sistema de Saúde em Brasília. E, completando, o governador Agnelo Queiroz afirma que, apesar do DF ter sido uma das últimas regiões a receber o Brasil Sorridente, tem tudo para se tornar um dos primeiros em qualidade no atendimento público odontológico.
O Conselheiro Samir Najjar afirma que a ampliação do Programa Brasil Sorridente impulsionará por definitivo a promoção da saúde pública odontológica no Distrito Federal, bem como a confecção de prótese dentária. “Parabenizo a parceria dos Governos Federal e Distrital e confirmo a disponibilidade do Conselho Federal de Odontologia, para contribuir, no que estiver ao alcance, para a saúde bucal da sociedade brasileira”.