A Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos (CNCC), composta pelas Entidades Odontológicas Nacionais – CFO, ABO, ABCD, FIO e FNO -, realizou, no dia 20 de setembro, em Curitiba (PR), uma reunião durante o XII Congresso Internacional de Odontologia do Paraná (XII CIOPAR). As Entidades que compõem a CNCC, aprovaram a realização da 5ª Paralisação Nacional Contra os Abusos e Ilegalidades das Operadoras de Planos Odontológicos. A expectativa é promover no dia 25 de outubro – Dia do Cirurgião-Dentista -, uma ação unificada nos Estados em parceria com as Comissões Estaduais de Convênios e Credenciamentos (CECCs), todas as entidades odontológicas e os profissionais de classe.
A reavaliação do Plano Estratégico de Trabalho Unificado (PENU), inclui uma manifestação pacífica nas ruas em protesto ao valor aviltante pago pelas operadoras de planos odontológicos para os prestadores de serviços (Cirurgiões-Dentistas); além da suspensão, de um dia, no atendimento aos pacientes que são conveniados às Operadoras de Planos Odontológicos. Cada estado, por meio das CECCs terá autonomia para elaborar sua programação, com base no material padronizado sugerido pela CNCC.
Os membros da Comissão planejam uma ação conjunta para denunciar junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o uso indiscriminado de Raio X em procedimentos odontológicos. “Muitos planos odontológicos solicitam que o paciente faça o Raio X no início e no fim do tratamento, simplesmente como método comprobatório de realização de procedimento, sendo isso inaceitável. Esse processo expõe o paciente e o profissional desnecessariamente aos efeitos da radiação ionizante. Esse tipo de procedimento é proibido pela justiça e pela ANS, mas as operadoras não cumprem com as normas, é preciso denunciar”, garante o Coordenador da Comissão, Dr. Eduardo Gomide.
“Novas estratégias da Comissão estão sendo implantadas para conscientizar os profissionais de classe e a população na relação entre Operadoras e Cirurgiões-Dentistas. Com o apoio integral das CECCs será possível realizar uma mobilização maciça em repúdio ao valor aviltante pago pelas operadoras de planos odontológicos. Os membros da CNCC já iniciaram a elaboração de um texto padrão para em nome das Entidades Odontológicas Nacionais, acerca da 5ª paralisação citada”, explica o Dr. Benício Paiva Mesquita.
A reunião foi promovida no XII CIOPAR com o propósito de realizar também uma palestra, em parceria com a CECC e o CRO-PR, sobre: “Os graves problemas dos Planos Odontológicos; O enfrentamento aos abusos e ilegalidades das Operadoras; e os novos desafios”. O próximo encontro da CNCC ocorrerá, no dia 19 de outubro, em Goiânia, durante o XVII Congresso Internacional de Odontologia de Goiás (CIOGO), em parceria com o CRO-GO, ABO-GO, SOEGO e a CECC de Goiás.
A reunião em Curitiba teve a participação dos seguintes membros da CNCC: Dr. José Mário Morais Mateus (CFO), Dr. Benício Mesquita (CFO), Dr. Eduardo Gomide (FIO), Dr. Ernani Bezerra da Silva (FNO) e Dr. José Carrijo (FIO).
Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de Comunicação CFO