A diretoria do Conselho Federal de Odontologia esteve reunida, no dia 12 de julho, com os presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) da região nordeste do Brasil para buscar soluções em conjunto acerca de problemas comuns da área: fiscalização de Cirurgiões-Dentistas que atuam em cidades de estados fronteiriços e inadimplência vigente de profissionais inscritos. A reunião foi realizada no Conselho Regional de Odontologia da Bahia.
Os presidentes dos CROs destacaram que muitos profissionais moram e trabalham em cidades próximas, mas que correspondem a estados distintos e possuem apenas uma inscrição no Conselho Regional, o que desabilita o Cirurgião-Dentista de exercer a profissão em outro estado que não o inscrito. Além disso, o paciente fica sem respaldo do CRO no caso de qualquer ato ilegal por parte do Cirurgião-Dentista.
“O trabalho dos CROs será de conscientização junto aos profissionais inscritos sobre a necessidade do duplo registro nos estados de atuação que são divisa. O que ocorre na maioria dos casos é a falta de conhecimento por parte dos profissionais”, esclarece o presidente do CRO-BA, Dr. Francisco Xavier Paranhos Coêlho Simões.
No caso das inadimplências, os presidentes dos CROs decidiram que, apesar de cada conselho ter sua autonomia administrativa e financeira, todos irão estudar uma cobrança uniforme para quitação do débito dos profissionais inscritos.
Segundo o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Ailton Morilhas, “a reunião consolida a estratégia de trabalho adotada pelo CFO, dividida por regiões, focando principalmente na fiscalização, que é a função principal dos Conselhos. Além disso, a diretoria do CFO esclareceu as dúvidas sobre a situação da Odontologia diante a aprovação do Ato Médico”, completa.
O Conselho Federal de Odontologia também esteve representado pelo vice-presidente, Dr. Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira, o tesoureiro Dr. Rubens Côrte Real de Carvalho, os conselheiros Dr. Benício Paiva Mesquita, Dr. José Ricardo Dias Pereira e Dr. Eimar Lopes de Oliveira, Dr. Mário Dourado Queiroz, além do membro da Comissão de Ensino, Dr. Marlio Ximenes e o procurador jurídico Luiz Maron.
Também estiveram presentes: o presidente do CRO-CE, Dr. Marcelo Girão Chaves; o presidente do CRO-SE, Dr. Anderson Lessa Siqueira; o secretário do CRO-RN, Dr. Gláucio de Morais e Silva; o presidente do CRO-PE, Dr. Rogério Dubosselard Zimmermann; a presidente do CRO-PI, Dra. Roberta Atta Farias o presidente do CRO-AL, Dr. Hildeberto Cordeiro Lins; e os membros do plenário do CRO-BA, o presidente, Dr. Francisco Xavier Paranhos Coêlho Simões; a tesoureira, Dra. Sandra Maria Ferraz Mello; o secretário, Dr. Antônio Fernando Pereira Falcão; e a procuradora jurídica, Dra. Magna Dourado Rocha.
Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de Comunicação do CFO