Dia Mundial da Saúde: um direito de todos

Em todos os anos, no dia sete de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.

Dia Mundial da SaudeO objetivo é alertar a população sobre os problemas que afligem a saúde de cada nação. O tema é diferente a cada ano, mas sempre ressalta uma área prioritária de saúde pública. O dia é uma oportunidade para pessoas de todas as comunidades se envolverem em atividades que possam levar a melhores condições de saúde. Em 2014, a campanha traz o tema Pequenas picadas, grandes ameaças, que trata de doenças causadas por vetores – organismos que transmitem patógenos e parasitas de uma pessoa (ou animal) infectada para outra. “A nossa saúde é fundamental e dela faz parte a saúde bucal. Devemos aproveitar esse momento de divulgação para ajudar as pessoas informando como manter essa saúde bucal”, diz o presidente do CFO, Ailton Morilhas.

Conheça as diversas formas necessárias para se manter a saúde da boca:

– Escovar sempre os dentes ao acordar, depois de cada refeição e antes de dormir;

– Enxaguar a boca diversas vezes com água, como se estivesse fazendo bochechos. Essa medida vai remover alguns detritos alimentares, diminuir a acidez e melhorar o hálito;

– Sempre que escovar os dentes, lembre-se de escovar também a língua, pois a maior parte das bactérias fica instalada na parte de cima da língua;

– Manter uma alimentação sempre saudável, rica em fibras e com baixo teor de açúcares e carboidratos;

– Após as refeições, sempre passar o fio dental e realizar escovações com pasta fluoretada;

– As escovas devem ser individuais e trocadas com frequência;

– O fio dental é indispensável, pois os dentes possuem cinco faces e algumas delas não são alcançadas pelas escovas;

– Faça uma visita ao seu dentista a cada seis meses.

– Não deixe que a correria estrague o seu sorriso. A prevenção é a maneira mais econômica de manter a saúde bucal. Uma boa escovação reduz significadamente o risco do desenvolvimento de cáries e do mau hálito.

Comunicação do CFO – Fonte: sites Terra e Segs