A Comissão Parlamentar do Conselho Federal de Odontologia preparou um manifesto de apoio em defesa do Projeto de Lei 2.776/08, que será votado no dia 19/03, às 14h30, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados, em Brasília. Na íntegra, o PL garante a presença de profissionais da Odontologia em todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), em clínicas e em hospitais públicos e privados .
O destaque do manisfesto é sobre a importância e o reflexo da aprovação do Projeto de Lei diante da realidade dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva, pois já foi constatado que a boca responde por um dos maiores índices de contaminação em pacientes de UTIs.
A presença do Cirurgião-dentista nas UTIs garantirá a saúde bucal e do sistema estomatognático do paciente. O trabalho odontológico contribuirá para o tratamento da cárie, abcesso dentário, traumas na língua e nos lábios, língua saburrosa, xerostomia, herpes, candidíase oral e não deixar formar bio filme oral, entre outras patologias, que evitará a infecção em outros órgãos: respiratória, urinária, endocardite infecciosa, e outros.
O Conselho Federal de Odontologia estará presente na votação do PL 2.776/08 e convida a classe odontológica brasileira para mostrar união da categoria no momento da votação, na Câmara dos Deputados. “Chegou a hora de unir forças e mostrar a necessidade de aprovação do Projeto de Lei para a saúde da população brasileira”, argumenta o presidente do CFO, Dr. Ailton Morilhas.