O Ministério da Saúde começa na próxima segunda-feira (23) a coletar dados para uma pesquisa inédita sobre o uso de medicamentos no Brasil.
O levantamento, intitulado Pesquisa de Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos no Brasil (Pnaum), pretende entrevistar 38 mil pessoas de todas as idades de todos os estados e do Distrito Federal.
As entrevistas serão realizadas nas residências ou em unidades de saúde sobre temas como o uso de remédios e a automedicação. Professores-pesquisadores de 12 instituições parceiras do Ministério vão analisar os dados coletados. O primeiro resultado da pesquisa está previsto para fevereiro de 2014.
Os entrevistadores estarão identificados com crachás e com carta de apresentação do Ministério da Saúde. O questionário será respondido em um tablet e, em caso de haver conexão 3G no município, será transmitido em tempo real para a coordenação da pesquisa.
saiba mais
Projeto da UnB sobre uso e descarte de medicamentos é premiado
Relatório da ONU aponta uso abusivo de medicamentos no Brasil
Em um ano, houve aproximadamente 10 mil internações em todo o país por intoxicação medicamentosa, segundo o Ministério da Saúde.
Com as informações obtidas por meio da pesquisa, o Ministério da Saúde quer saber se as pessoas seguem as prescrições médicas e se persistem no tratamento com os medicamentos para as doenças mais comuns e para as doenças crônicas.
A pesquisa também quer revelar como se dá o acesso da população a medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Vamos obter um diagnóstico sobre a relação da população com o remédio e mostrar o que ainda podemos melhorar no sistema”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumo Estratégico do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.
Em 2011, relatório divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc) sobre consumo de drogas no mundo constatava uso abusivo de medicamentos no Brasil.
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/09/ministerio-lanca-pesquisa-nacional-sobre-uso-de-medicamentos.html