A prefeitura de Porto Velho realiza mutirão de saúde bucal no bairro Ronaldo Aragão, zona Leste da cidade. O trabalho é executado pelos profissionais da unidade de saúde do bairro, sob a liderança da diretora Aparecida Saraiva (Cida). Ela informou que os trabalhos começaram no dia cinco de novembro e seguem até seis de dezembro, com objetivo de atender 2.700 pessoas.
O mutirão foi idealizado pela própria direção da unidade de saúde, após levantamentos feitos com os pacientes atendidos no local e também por meio das visitas de casa em casa pelos agentes comunitários de saúde e técnicos de higiene bucal. “Chegamos a conclusão que deveríamos agir com a maior rapidez possível e montamos o projeto que foi aprovado de imediato pelo então secretário Williames Pimentel”, explicou Aparecida Saraiva.
Conforme a diretora, o aumento da demanda ocorreu durante o período da reconstrução da unidade de saúde, quando os atendimentos foram transferidos para a Policlínica Ana Adelaide, na região central da cidade. Além disso, a unidade antiga não permitia ampliar os serviços de atenção, prevenção e educação à saúde bucal. “Com a nova estrutura erguida na gestão do prefeito Roberto Sobrinho, ampliada e dotada de equipamentos novos, temos condições de prestar melhores serviços à comunidade”, afirmou.
Atendimento
O mutirão de saúde bucal é realizado de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde. Oito odontólogos, sendo quatro em cada período, realizam atendimentos previamente agendados. Extrações, restaurações e outros serviços, conforme a necessidade da pessoa, são feitos em três “cadeiras” no interior da unidade e também num trailer instalado em frente. Além do mutirão, os profissionais ainda fazem os atendimentos de rotina.
Prevenção
Em se tratando de prevenção, a equipe trabalha a educação em saúde bucal por meio de palestras no auditório da unidade e distribuição de kits contendo escova e creme dental. Além disso, trabalham com aplicação de flúor e ensinam as pessoas como escovarem corretamente os dentes. “Após passarem pelo tratamento odontológico, os pacientes recebem novas orientações para trabalharem a prevenção contra a cárie”, frisou. Outro ponto importante, é que os profissionais fazem avaliações com vistas a prevenir o câncer de boca.
Melhorias
Segundo Aparecida Saraiva, antes da prefeitura construir a nova unidade de saúde do bairro Ronaldo Aragão, o local era muito acanhado, os equipamentos eram antigos e a estrutura não permitia condições adequadas aos profissionais e nem tampouco à comunidade. “Agora melhorou 100% para todos nós”, enfatizou.
Fonte: Augusto José / http://bit.ly/QoZnNW