O presidente do Conselho Federal do Odontologia, Dr. Ailton Diogo Morilhas, participou neste sábado (23/02) do lançamento de uma campanha contra a dengue em Campo Grande junto com o CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul. A campanha liderada pela prefeitura espera diminuir os casos da doença no município. Só no mês de janeiro, foram notificados 23.153 casos de dengue, cinco pessoas morreram em consequência da doença. Em todo o estado esse número sobe para 14.
O presidente do CRO-MS, Dr. Francisco Grilo, destaca que o combate à dengue não deve ser um trabalho apenas dos órgãos públicos. “É um problema de todos nós e devemos unir esforços. Atualmente, 5,5 mil profissionais da odontologia estão cadastrados no CRO-MS e estes profissionais a cada paciente que atender vão perguntar como está a situação do quintal”, ressalta o presidente.
O Conselho utilizará ainda os canais de comunicação da entidade (site, e-mails e redes sociais) para alertar os profissionais da odontologia sobre os cuidados. Foram também confeccionados panfletos sobre prevenção do mosquito, que serão distribuídos na região central da cidade.
O presidente do CFO, Dr. Ailton Diogo Morilhas, elogiou a iniciativa e fez questão de prestigiar o lançamento da campanha. “Não devemos fugir de nossas obrigações. O nosso trabalho é com a saúde”, aponta Morilhas.
O prefeito Alcides Bernal agradeceu o apoio do CRO-MS e destacou que os profissionais da odontologia vão ajudar a Prefeitura a cuidar das pessoas no que diz respeito ao combate à dengue. “A adesão dos dentistas é muito importante porque todos os dias eles atendem pacientes para saber sobre a saúde bucal. Agora eles também vão perguntar como está a casa, o quintal. É este tipo de trabalho que colabora com a conscientização das pessoas e faz a diferença”.