Porto Real é a cidade que oferece o melhor serviço de odontologia do País e acaba de ganhar o prêmio Brasil Sorridente de 2013, na categoria municípios com até 50 mil habitantes. O resultado do concurso está sendo festejado pela Secretaria de Saúde do município. Ano passado, a equipe de odontologia da cidade conquistou o primeiro lugar no ranking estadual, ficando em 12º em nível nacional. Em apenas um ano, a cidade subiu 11 posições e levou o prêmio máximo da categoria.
Para obter este resultado durante o ano de 2012 e no início de 2013 foram implementadas novas ações. Foi instituído o terceiro turno de atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), à noite. O atendimento é feito de 8h as 21h, na Avenida Dom Pedro II , no Centro. A Unidade Móvel de Atendimento cumpri um calendário mensal de visitas a bairros e escolas, dando suporte à população no atendimento tanto na região central quanto em áreas mais afastadas. Nessas visitas os munícipes também são orientados com distribuição de kits de higiene bucal, visando sempre à promoção e prevenção da saúde bucal. Nesta sexta-feira, 12, a equipe odontológica do bairro Jardim das Acácias estará na Escola Cruz e Souza.
Porto Real possui hoje 14 consultórios distribuídos entre as centrais de atendimento à saúde da cidade, sendo estas, todas as Unidades Básicas de Saúde (USF), Hospital Municipal, Policlínica do Bairro de Fátima e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A equipe odontológica do município conta com aproximadamente 30 membros, incluindo estagiários e profissionais. Todos os consultórios estão dentro dos padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Passando pelo 1° atendimento de atenção básica nas USF, o paciente, se necessário, é encaminhado para realizar tratamentos específicos no CEO.”, explica o diretor de Odontologia do município Pedro Tavernari. A proposta para esse ano é aderir ao atendimento o sistema de analgesia e sedação consciente com óxido nitroso para pacientes com necessidades especiais.
O prêmio Brasil Sorridente foi instituído em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais, em parceria com o Ministério da Saúde. Para consolidar os avanços obtidos, é necessário o comprometimento dos municípios para a implantação de políticas públicas efetivas na área de saúde bucal. Pedro Tavernari ainda destaca os investimentos da Prefeitura nessa área. “Esse prêmio é consequência do empenho do governo e de toda a equipe de saúde bucal que trabalhou muito para isso”, diz o diretor.
Fonte: http://bit.ly/11GS1IF